Publicado em 10/09/2013
Você já parou para pensar que todos nós somos Gerentes de Projeto? Você é o responsável pelos projetos de sua vida e estes são inúmeros e muito pessoais. Desta maneira eu recomendo que todas as pessoas adquiram conhecimento de gerenciamento de projetos, pois assim aumentará as suas chances de seus projetos pessoais serem concluídos com sucesso.
A expectativa de vida no Brasil está aumentando de acordo com reportagem do site da revista Exame (Brasileiro vai viver até os 81 anos (mas só em 2060)), e o que isto impactará para nós? Temos mais tempo para realizar nossos projetos.
Abaixo eu vou associar os nossos projetos pessoais com o procedimento de gerenciamento de projetos sugerido pelo PMI.
1. Iniciação
É onde você está sonhando, é onde você tem o desejo e esta materializando o seu sonho, os detalhes estão em alto nível. Você ainda não tem todos os mínimos detalhes de sua viagem, ou do carro que vai comprar, ou da casa e etc (escopo em alto nível). É neste momento que você só tem ideia de qual é o valor financeiro (estimativa de custos), a estimativa de tempo que deverá ser utilizada para alcançar o seu objetivo.
Neste momento você conta para algumas pessoas do seu ciclo de amigos e familiares sobre os sonhos e desenhos (envolvendo stakeholders) e acabam até discutindo sobre experiências anteriores para mapear quais são os riscos e dificuldades mais comuns (analisando lições aprendidas de projetos anteriores).
2. Planejamento
Este é o momento em que você passa para a fase de aumentar o número de detalhes do seu objetivo, por exemplo, casa, carro, viagem e etc (coletando todos os requisitos). É iniciado o processo de analise de restrições financeiras (planejamento de custo) e/ou até quando seu objetivo deverá se concretizar (planejamento do tempo).
Neste momento as conversas com as pessoas do seu ciclo de convivência ficam mais detalhadas e você começa a analisar quem poderá lhe ajudar durante a sua trajetória para conquistar os seus objetivos (Planejamento de Recursos Humanos).
É neste momento que você está elaborando quais serão os critérios a serem utilizados para definir qual carro comprar ou qual casa comprar (planejamento de aquisições).
Identifica todos os pontos que podem dar certo ou dar errado, durante o andamento do seu plano, e se der alguma coisa errada é aqui que você vai pensar no que fazer (Planejamento dos riscos)
Desta maneira podemos dizer que é neste momento que sues sonhos e desejos vão parar no papel, alguns colocam no papel informações extremamente detalhadas outras nem tanto, mas todas colocam suas ideias no papel e montam um planejamento para que seu objetivo seja alcançado, para que seu projeto seja bem sucedido. Adequam o plano conforme a necessidade de seu projeto.
3. Execução
Agora vamos colocar todo o plano elaborado em prática, é quando entramos em contato com um corretor para levantar as opções de casa conforme os critérios elaborados (Condução da Aquisição) ou então é quando fazemos a comparação de um carro para outro, comparação técnica e financeira.
É neste momento que falamos para a nossa família que temos que economizar, para poder guarda dinheiro.
4. Monitoramento e Controle
Durante todo o seu plano você monitora como está a sua poupança, você analise se os problemas e dificuldades que você mapeou no planejamento acontecerão ou se estão bem controlados.
Resumindo é aqui que você vai ver se você irá acompanhar a realização do seu sonho, desejo, o seu objetivo sendo alcançado!
5. Encerramento
Aqui você conquistou o seu objetivo, realizou o sonho. Agora é só desfrutar.
Desta posso dizer que quanto mais conhecimento as pessoas tiverem de gerenciamento de projetos as chances de seus projetos serem bem sucedidos aumenta.
Bibliografia:
Site Exame.com.br – http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/brasileiro-vai-viver-ate-os-81-anos-mas-so-em-2060.
Sobre o Colunista:
Daniel A Almeida, PMP, com 10 anos de experiência na área de tecnologia da informação e atuando como gerente de projetos desde 2009, certificado pelo PMI, sou engenheiro eletricista pelo Centro Universitário da FEI e pós-graduando em Administração Estratégica pela FIA. Autor do Blog Daniel Almeida (http://blogdanielalmeida.wordpress.com) o qual tem como objetivo discutir as melhores práticas de gerenciamento de projeto.
E-mail de contato: daalmeida@gmail.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Elenicy,
Coloque um objetivo para o seu novo negocio e trace um plano para o mesmo, o qual deverá ser monitorado e ajustado conforme o andamento do mesmo.
E o principal não desanime, pois projetos dão errado mas ao mesmo tempo geram uma bagagem enorme para nós o que irá evitar novos erros.
Acompanhe os posts deste site, aqui você encontrará muita informação qualificada sobre gerenciamento de projeto o que poderá lhe ajudar no gerenciamento dos seus projetos.
Grato,
Daniel Almeida
Rita,
É justamente este o ponto de visto que quero mostrar, que a vida é o nosso maior projeto e que com as melhores práticas de gerenciamento de projeto que aplicadas em empresas também podem ser aplicadas em nossas vidas.
Grato,
Daniel Almeida
Roseli,
Isso mesmo gerencie o seu projeto, pois a sua vida é o maior de todos os projetos! Utilize-se das melhores práticas de gerenciamento de projeto, pois com certeza isto lhe ajudará a alcançar bons resultados.
Grato,
Daniel Almeida
Isabela,
Desejo o mesmo para você, que seu projeto de vida seja cheio de fases e que você possa utilizar de todas as práticas de gerenciamento de projeto para poder fazer com que o resultado deste projetão seja de sucesso.
Caso tenha alguma dúvida ou queira esclarecer algum ponto estou a disposição.
Grato,
Daniel Almeida
Daniel,
Bacana demais. Encaminhei para minha Coacher. Acho que ela também vai gostar. Me fez pensar e por isto acrescentaria que, desejo que o meu, o seu e o projeto de vida de todos seja de muitas fases. Para uma vida longa e que frutifica, os requisitos mudam, novos projetos são agregados, enfim como boa prática para um projeto muito longo, com muitos stakeholderes, alguns que a gente ainda nem conheceu ou ainda não nasceram, vale pensar em dividir este projetão por fases.
Parabéns e boa sorte.
Muito bom Daniel,seguirei seu conselho e começarei a gerenciar meu projeto de vida………Parabéns!!!
Parabéns , muito construtivo, pois sempre pensamos nos projetos das empresas que trabalhamos e esquecemos da nossa vida pessoal. Este artigo vem mostrar que somos o autor principal do nosso projeto de vida.
Um grande abraço .
Adorei! Na realidade estou mesmo precisando de um consultor. Depois de muitos fracasso estou tentando novamente sobreviver. Ainda estou no fundo do poço, mais quero muito que meu projeto der certo. Mais infelizmente não tenho nenhum capital para aderir um capital de giro e isso sta me deixando sem saída. Tenho formação em Administração e ênfase em Marketing, artesã auto de data e artista plastica, consultora, já administrei curso de secretariado e outros. E agora estou desempregada preciso cuidar do meu filho no período da manhã. E surgiu uma ideia de produzir guardanapos. Já comecei fazendo alguns. Amo fazer artesanato fico apaixonada, me sinto bem fico feliz mais infelizmente financeiramente não anda. O que devo fazer???
Muito bom.