Publicado em 22/12/2013
Vamos imaginar que você subirá em um palco para atuar em uma peça de teatro chamada “Buscando Minha Felicidade”. Nas cenas do teatro serão apresentadas as dificuldades que você encontra para colocar em prática as promessas e os sonhos que deseja realizar. Silêncio! As cortinas começam a abrir. Os holofotes acendem sobre você e não há como retornar ao camarim. Agora, acredite que para encontrar satisfação e sucesso será necessário confiar em si, nas suas habilidades e na capacidade interior de colocar para fora todo o seu talento e a sua disposição para surpreender. Você é a pessoa responsável na busca por sua felicidade.
Quais os motivos da crítica? – Aproveite as críticas e tenha gratidão por receber ingredientes para o seu aperfeiçoamento e para sua maior felicidade. Mas é complicado receber uma crítica? Concordo com você que não é muito agradável, entretanto, estimule a outra pessoa a justificar os motivos da crítica e procure descobrir os motivos de apresentar certo feedback a seu respeito. Acredite que você ganha muitos pontos ao gerar maior felicidade interior, contrário daquelas pessoas que se fecham, ficam de mau humor e negam aceitar qualquer sinal de crítica.
Você dispõe de virtude para vencer? – Imagine uma equipe de remadores dispostos a não mostrar virtude para vencer? Seguramente o resultado será o fracasso com a culminância de prejuízos financeiros e expressivos sentimentos de insatisfação. Mas o que é virtude? Etimologicamente, virtude vem da palavra latina VIRTUS que significa poder, potência e força de ação. Provavelmente você conhece pessoas que desejam encontrar a felicidade, mas não demostram virtude para superar as limitações. De nada adianta sentar e acreditar que a felicidade irá cair do céu sem um mínimo de esforço da sua parte.
Talvez ao seu lado, esteja alguns fatores que impedem a felicidade florir, como a baixa autoestima, ganância, insegurança, inveja, nervosismo e a timidez. Sua decisão precisa ser enérgica e confiar que a determinação conjugada com a vontade de vencer geram a oportunidade de aprimorar suas competências. Sem dúvida alguma, elogios são importantes por elevar a autoestima e a felicidade, mas acredite, que elogios vazios utilizados somente para bajular ou para agradar, servem unicamente para destruir sua autoconfiança. Lembre-se sempre que fácil é falar o que você quer ouvir. Sincero é falar o que você precisa ouvir.
Sobre o Colunista:
Dalmir Sant’anna, foi premiado nos últimos anos pelo SBT e pela Record News com o prêmio “Palestrante Destaque Empreendedor”. Conquistou Mestrado em administração de empresas. Pós-graduado em gestão de Pessoas e em Magistério superior. Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Um profissional que não parou no tempo, dedicando-se aos estudos sobre o comportamento humano. Na área educacional é professor de pós-graduação e autor dos livros “Oportunidades” e “Menos pode ser Mais”. Com frequência é convidado para apresentar palestras no Brasil e no exterior em inúmeros congressos e convenções, desenvolvendo em cada palestra, um conteúdo personalizado com temas direcionados ao comprometimento, cooperação, cooperativismo, liderança, trabalho em equipe e vendas.
E-mail de contato: dalmir@dalmir.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta