Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Gerenciamento de Projetos: os objetivos de cada metodologia e como aplicar suas ferramentas

O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, técnicas e habilidades para a execução de projetos de forma assertiva. É uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos do negócio. Para isso, existem algumas metodologias que nos preparam para conduzir o trabalho que deve ser feito. Nesse artigo vamos conhecer o objetivo e como aplicar algumas dessas metodologias.

PMBOK

Objetivo

O principal objetivo do Guia PMBOK é fornecer uma visão geral sobre o conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos que é amplamente reconhecido como boa prática, ou seja, as práticas descritas são aplicáveis à maioria dos projetos na maior parte do tempo, e que existe um consenso geral em relação ao seu valor e sua utilidade.

O Guia fornece e promove um vocabulário comum para se discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos. Esse vocabulário padrão é um elemento essencial de uma profissão. O Project Management Institute utiliza este documento como base, mas não como a única referência de gerenciamento de projetos para seus programas de desenvolvimento profissional.

Como aplicar suas ferramentas

As melhores práticas de gerenciamento de projetos descritas no PMBOK podem ser aplicadas a todos os tipos de projetos, independentemente do nicho, da dimensão, do pessoal envolvido, dos prazos e orçamentos. Infelizmente, porém, é até bastante comum que projetos não sejam percebidos como tais, de forma a não serem gerenciados como deveriam. Com base nisso, é importante se atentar para o fato de que os projetos fazem parte do cotidiano, tanto que lidamos com eles a todo o momento, como construir um prédio, criar um novo meio de transporte, programar um software ou conduzir uma campanha publicitária. As principais ferramentas de gerenciamento de projetos, tendo como base o Guia PMBOK e suas respectivas áreas de conhecimento são: genéricas, escopo, tempo, custos, qualidade, recursos humanos, comunicação, riscos e aquisições. 

ÁGIL (SCRUM)

Objetivo

As metodologias ágeis têm o objetivo de acelerar o desenvolvimento do software visando a melhoria contínua do processo, gerando benefícios como o aumento da comunicação e interação da equipe, organização diária para o alcance da meta definida, evitar falhas na elaboração, respostas rápidas às mudanças e aumento significativo da produtividade.

O Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para gerenciamento de projetos e desenvolvimento ágil de software. É utilizado para trabalhos complexos nos quais é impossível predizer tudo o que irá ocorrer.

Como aplicar suas ferramentas

O Scrum é um framework para o gerenciamento de projetos ágeis. Por ser ágil, ele prioriza a satisfação dos clientes entregando o software com maior rapidez e qualidade. O framework Scrum é leve e de fácil entendimento e pode ser utilizado em diversos tipos de desenvolvimento como, por exemplo: em sistemas embarcados, aplicações para redes de computadores, software comercial, websites, aplicações para telefones celulares.

Os eventos do Scrum são usados para criar uma rotina e diminuir a necessidade de reuniões. Por meio dos eventos são possíveis as revisões nas atividades e mais transparência no projeto. Os eventos são do tipo time-box, quer dizer, possuem um tempo máximo definido para não atrasar o cronograma do projeto. Quando um evento começa, a sua duração é pré-estabelecida, não podendo na maioria das vezes, ser reduzida ou aumentada.

No Scrum, as tarefas são desenvolvidas em ciclos de trabalho com duração de uma semana a um mês. Este ciclo é denominado Sprint. As tarefas são administradas pelo Product Owner em uma lista chamada Product Backlog. O Product Backlog nada mais é do que uma lista contendo as características, melhorias, tecnologias e correções. Seus itens possuem os atributos de descrição, importância (prioridades) e estimativa.

Visual (CANVAS)

Objetivo

Criado em 1956 pelo americano John Smith o Business Model Canvas tem por objetivo usar de uma tela ou um quadro. Essa linguagem é utilizada para descrever, visualizar, avaliar o que se quiser, inicialmente modelos de negócio. O Canvas se tornou muito popular e útil no mundo porque é ágil, versátil, visual, permite que seja feito de forma colaborativa.

Como aplicar suas ferramentas

O Canvas é um mapa simples e visual, que contém os principais aspectos que o gestor de projetos precisa considerar para situar sua empresa a realidade do mercado. Ele deve conter um resumo dos pontos chaves de um bom planejamento. O Canvas não substitui totalmente o Plano de Negócios, todavia é uma ferramenta mais fácil de ser utilizada no dia a dia e pode ajudar no ganho de competitividade, já que oferece agilidade ao processo e é flexível para suportar alterações constantes. O Canvas possui quatro pilares essenciais: infraestrutura, oferta, cliente e finanças.

O Canvas é uma excelente ferramenta para tornar o seu negócio diferente no mercado. Com visão objetiva, ele permite entender o potencial e planejar melhor como atingir o seu público alvo e obter o retorno financeiro desejado. O quadro é útil mesmo para empresas já maduras, mas que desejam entender melhor como seus setores interagem e inovar em seus processos.

 

hayala_curto

Sobre o Colunista:

Hayala Curto, CEO da Seed e idealizador do software NetProject. Principal acionista da empresa, Hayala é mestrando em Informática pela PUC Minas, graduado em Ciência da Computação e tem MBA em Gerência de Projetos e Gestão Empresarial pela FGV. Tem mais de 15 anos de experiência coordenando projetos de TI. Especialista em plataforma WEB e Business Inteligence. Participou da criação e do desenvolvimento de diversos DataWarehouses e aplicações WEB corporativas para clientes como a Telemig Celular, Vale, Prefeitura de Betim, CEMIG, entre outros. É membro do PMI, Project Management Institute, atuante no capítulo de Minas Gerais, desde 2004.  E-mail de contato: contato@seedintelligence.com / http://www.seedintelligence.com

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Editor

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs