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Objetivos de negócio: o real motivo dos Projetos

Publicado em 26/10/2016

Resumo: A definição do objetivo sempre foi o ponto inicial dos projetos. No princípio focado no escopo, tempo, custo e qualidade, mas agora o foco é o objetivo de negócio. Entenda como deve ser um objetivo bem definido para poder entregar o que realmente importa nos projetos, que são os resultados de negócio.

Objetivos de negócio

Olá amigos, hoje quero falar sobre objetivos em gestão de projetos, um tema muito falado, mas ainda pouco praticado, ou quando muito, praticado de forma errada ou parcial.

Sempre foi dito que os projetos deveriam ser norteados por seus objetivos. No princípio pelos objetivos do próprio projeto, como escopo, tempo, custo e qualidade, e mais recentemente muito se tem falado a respeito dos objetivos de negócio, aqueles que definem por que o projeto está sendo executado.

Um bom objetivo deve ser sucinto, porém abrangente, envolvendo tanto aspectos do negócio quanto o que se espera do produto ou serviço do projeto. A associação mais comumente encontrada é com o acrônimo SMART, sugerindo que a definição do objetivo deve prezar para que ele seja Simples, Mensurável, Acordado (entre as partes), Realista e delimitado no Tempo. Algumas vezes o objetivo é delimitado também pelo Custo, resultando no acrônimo SMARTC.

Até bem pouco tempo essa importante informação que faz toda a diferença para a orientação e motivação da equipe do projeto e dos principais envolvidos e interessados ficava, quando muito, perdida em meio à planos de projetos extensos, burocráticos e pouco integrados. Com a introdução de modelos visuais na gestão de projetos esse assunto ficou mais evidente. Modelos como o PM Mind Map® trazem na sua essência, e como etapa inicial obrigatória, a definição de um bom objetivo para o projeto.

O modelo PM Mind Map® é dividido em seis perspectivas e quinze elementos que sintetizam o que é mais importante para se iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar os projetos. A primeira perspectiva é a de negócio, que parte da proposta de valor traduzida em um objetivo, em função dos resultados de negócio esperados. A proposta de valor representa os verdadeiros motivos que levam uma organização a executar ou adquirir um projeto, resolvendo um problema ou satisfazendo uma necessidade. Uma vez que se encontre o produto certo que consiga entregar os benefícios propostos, haverá o retorno ou resultado de negócio em forma de pagamentos, redução de custos ou outras vantagens que justifiquem (na maioria das vezes financeiramente) a execução do projeto.

O fato é que nem o objetivo mais bem elaborado fará o menor efeito se não for amplamente divulgado entre todos os envolvidos no projeto. Mas também é verdade que um objetivo mal definido ou mal interpretado pode acabar com um projeto, ou resultar em algo completamente diferente daquilo que era realmente o desejo dos principais interessados. Um bom exemplo é a última Copa do Mundo. Costumo brincar que o Brasil foi exitoso e conquistou exatamente o objetivo que almejava que era acabar com o estigma da Copa de 1950. Não há dúvidas que depois daqueles 7 a 1 contra a Alemanha ninguém mais irá se lembrar daquele fiasco do passado.

Modelo visual de gestão de projetos como o PM Mind Map® além facilitar a elaboração de um objetivo bem definido, baseado tanto na perspectiva do cliente, observando a proposta de valor e os benefícios a serem entregues, quanto na perspectiva da organização realizadora, observando o retorno ou resultado de negócio, facilita ainda a comunicação do objetivo com os principais envolvidos no projeto.

Para conhecer o modelo PM Mind Map®:

Bons Projetos!

paulo_mei

Sobre o Colunista:

Paulo Mei, MBA, PMP. Consultor, instrutor e professor em gestão de projetos e portfólios, além de membro atuante do PMI de São Paulo. Graduado em Administração de Empresas com ênfase em finanças, MBA pela FAAP e mestrando em Empreendedorismo pela FEA/USP. Foi responsável nos últimos vinte anos por grandes projetos no Brasil e no exterior (projetos offshore) e pela implantação de Escritórios de Projetos para empresas de vários segmentos. É autor dos livros Gerenciamento da Integração em Projetos (Elsevier; 2013) e PM Mind Map® – A gestão descomplicada de projetos (Brasport; 2015). E-mail de contato: paulomei@paulomei.com.br – Curta a fanpage: www.facebook.com/paulomei.com.br – Site: www.pmmindmap.com.br

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