Publicado em 02/08/2014
Gamification- saiba como a técnica lúdica pode ajudar a sua empresa
Nós já falamos aqui sobre como utilizar o Gamification no Gerenciamento de Projetos, mas por entendermos que o tema tem ainda mais a ser explorado, vale a pena conferir como esta técnica pode ser aplicada em empresas:
O Gamification analisa a lógica dos games e se baseia em fornecer um “prêmio” a todos os jogadores que conseguem passar de fase nos jogos. Horas e horas de dedicação são gastas tentando passar do “chefe” de fase e, assim ganhar a recompensa na forma de pontos extras, um item que o torna mais forte e outras premiações.
Essa premissa é à base do Gamification, que busca uma interação maior com os consumidores e fãs ao estimular ações que funcionam na divulgação da marca e, ao final, receber uma recompensa pelo desempenho, no caso do marketing digital.
Mas o Gamification é muito mais do que isso. É uma técnica extremamente promissora, cuja abordagem lúdica pode ajudar, e muito, no crescimento do seu empreendimento. Confira como a partir de agora:
Como o Gamification funciona nas empresas?
O Gamification serve como uma estratégia nas empresas que as conecta com as pessoas ao oferecer premiações como incentivo à sua participação em ações com a marca de forma lúdica, além de ser uma ferramenta eficiente de motivação e melhoria de performance da equipe.
As atividades podem ter origem publicitária (em que os integrantes avaliam, recomendam, divulgam e captam novos clientes para a marca) ou serem voltadas para o público interno das organizações com o intuito de promover a educação corporativa, melhorar o desempenho dos funcionários e incentivá-los a atingir metas.
Como aplicar o Gamification?
Interação é a nova onda da era digital. Toda e qualquer forma nova para interagir com o público consumidor é bem-vinda dentro do marketing digital e assim é o Gamification.
Ao explorar a interação proporcionando recompensas aos participantes, o Gamification estimula dois elementos fundamentais no ser humano para o sucesso: cooperação e competitividade. Quanto maior forem ambas, mais divulgada sua marca será no mercado.
É claro que não se trata apenas de decidir qual recompensa oferecer e começar a aplicar o Gamification. A técnica, para funcionar, deve determinar uma série de elementos como qual estratagema seguir, o público-alvo e seus interesses, a motivação que moverá as ações, projetar o sistema de jogo e acompanhar todas as reações dos usuários.
Estratégia de jogo
A estratégia definirá qual será a meta a ser alcançada no jogo. Sem um propósito real para estimular a mente humana, o Gamification não existe! Comece traçando metas e objetivos. Depois, crie problemas para serem resolvidos e proponha desafios. Enfim, desenvolva estratégias para incentivar a colaboração do internauta e/ou do funcionário.
Público-alvo
Este é um conceito aferido a todas as técnicas publicitárias. Afinal, como desenvolver um produto em cima de pessoas que não têm o menor interesse nele? Pesquisas de opinião e dados científicos precisam ser captados para delimitar quais os consumidores se adequarão e serão motivados pelas atividades de Gamification exploradas pelo seu negócio.
Competição
Quem é que compete por alguma coisa sem nenhuma motivação? A resposta é: ninguém. De posse desse conhecimento, os prêmios a serem recebidos pela participação no Gamification deverão ser criados, e poderão ser virtuais e até físicos.
Dentre eles, acesso a livros digitais, filmes e séries, desconto em produtos no mercado ou em serviços são alguns exemplos. No entanto, a grande recompensa que a empresa deve harmonizar junto ao cliente é a garantia de diversão.
Games são, mais do que tudo, horas dispendidas ao entretenimento – o Gamification nas empresas deve seguir a mesma lógica. Se o seu consumidor se sentir feliz e satisfeito enquanto ajuda na massificação de sua marca, a recompensa já terá sido conquistada.
Sistema de jogo
E essa diversão só poderá ser obtida se o sistema de jogo for eficaz em sua proposta. Crie uma história interessante e motivacional para o Gamification. O processo deve ser recheado de elementos, contos dentro de contos, contexto, narrativa e ferramentas essenciais para alcançar a vitória. Tudo isso, é claro, junto de bons atrativos visuais e uma jogabilidade instigante.
Monitore as reações
Para saber se o Gamification está dando resultado e as formas como ele pode ser mudado ou aperfeiçoado, é necessário efetuar um monitoramento completo das atividades e reações dos participantes.
Em qual momento da técnica, eles interagem mais ou menos? Quantas horas dedicam? Qual tela do Gamification decidem abandonar e não voltam mais? Enfim, acompanhe o desempenho do usuário e sua experiência, buscando melhorar sempre o programa para alçar voos maiores com sua marca.
Essa técnica lúdica é realmente um mundo de possibilidades, não é mesmo? Você já conhecia as aplicações do Gamification nas empresas? Deixe seu comentário e participe do debate conosco!
Sobre o Colunista: Hayala Curto, CEO da Seed e idealizador do software NetProject. Principal acionista da empresa, Hayala é mestrando em Informática pela PUC Minas, graduado em Ciência da Computação e tem MBA em Gerência de Projetos e Gestão Empresarial pela FGV. Tem mais de 15 anos de experiência coordenando projetos de TI. Especialista em plataforma WEB e Business Inteligence. Participou da criação e do desenvolvimento de diversos DataWarehouses e aplicações WEB corporativas para clientes como a Telemig Celular, Vale, Prefeitura de Betim, CEMIG, entre outros. É membro do PMI, Project Management Institute, atuante no capítulo de Minas Gerais, desde 2004.
E-mail de contato: contato@seedintelligence.com / http://www.seedintelligence.com
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