Publicado em 05/09/2013
Uso compartilhado de recursos entre fornecedores: saída para redução de custos?
Compartilhar é sem dúvida a palavra e ação do momento, mas assim como nas redes sociais nos projetos também é muito importante ter uma boa rede de relacionamentos e principalmente bom senso, na decisão do que se deve compartilhar.
Neste artigo discutiremos sobre benefícios e cuidados ao fazer o compartilhamento de recursos, buscando especialmente a redução de custos.
Introdução
Imagine fazer um acordo com um dos fornecedores para utilização de um equipamento de movimentação de carga. Uma parte fica responsável pelo equipamento e a outra pelo operador licenciado. A primeira impressão é achar a ideia complicada demais e de imediato descartá-la. Porém, compartilhar recursos pode ser uma solução para redução de alguns custos do empreendimento.
Alguns cuidados, porém são necessários, vejamos:
- Listagem dos possíveis recursos a serem compartilhados: O melhor momento para esta ação é sem dúvida na etapa de planejamento, onde as soluções são pensadas. Liste todos os possíveis recursos que possam ser compartilhados (equipamentos, ferramentas, mão de obra, etc.). Acrescente o valor previsto no orçamento.
- Avalie sistematicamente o cronograma do empreendimento, para identificação de quais são os possíveis fornecedores que serão potencialmente parceiros no compartilhamento de recursos.
- Faça um nivelamento dos recursos considerando o compartilhamento, para que não haja sobreposição de tarefas desnecessariamente, seja para você, seja para a outra parte.
- Compare os resultados (análise de cenários) entre o previsto inicialmente e aplicando-se o compartilhamento de recursos.
- Uma vez que foi avaliado e decidiu-se pelo uso compartilhado, formalize o acordo, deixando claras as responsabilidades entre as partes.
Esses cuidados auxiliarão na avaliação se vale ou não a pena o compartilhamento, pois sem a análise, você poderá incorrer na ilusão de compartilhar um recurso, prevendo ganhos, e na verdade o resultado ser o contrário.
Conclusão
Como tantas outras atividades ao longo da gestão de um empreendimento, envolva uma equipe multidisciplinar para que os cenários de compartilhamento sejam ricos, e a decisão seja tomada favorecendo o sucesso do projeto, e não trazendo novos problemas.
Transformar o compartilhamento de recursos como opção de redução de custos, na verdade é um esforço de gestão, especialmente de risco, afinal um compartilhamento falho, pode gerar mais custo e desgaste com o cliente, do que se a atividade fosse realizada como inicialmente prevista. Por isso, nada de criar otimizações malucas, oriundas de planejamento pobre e pressão para reduções a qualquer custo.
Referências:
HELDMAN, Kim. Gerência de projetos: fundamentos. Rio de Janeiro: Campus, 2005. 319p. ISBN 8535216847
MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Administração de projetos: como transformar ideias em resultados. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 281 p. ISBN 8522431019
Sobre a Colunista:
Shirlei Querubina, é formada em Administração de Empresas pela PUC-Minas e MBA em Gestão de Projetos pela FGV. Atua há 16 anos no mercado de geração e transmissão de energia pela empresa Sinergia Engenharia e Consultoria, sendo os últimos 08 como Gerente de Projetos. Professora no Ietec-MG nos cursos de Gestão de Projetos em Construções e Montagem, Engenharia e Custos e Orçamentos e Engenharia de Planejamento.
E-mail de contato: squerubina@gmail.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Shirlei,
Achei muito interessante o tema abordado, pois o compartilhamento de recursos faz parte do meu dia a dia, tudo bem que não envolve fornecedores, porém envolve outros gerentes de projetos os quais normalmente estão gerenciando projetos que estão sendo executados em paralelo aos projetos que eu estou gerenciando e a questão mais critica nestes casos, no meu ponto de vista, são os riscos.
Então eu estou sempre acompanhando o status dos riscos dos outros projetos, pois caso um deles aconteça o recurso que estamos compartilhando poderá ficar indisponível em certo momento para mim.
Grato,
Daniel Almeida
facebook: http://www.facebook.com/blogdanielalmeida
twitter:@blogdalmeida