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Gremlins: A regra básica para evitar o Projeto Gremlin

Publicado em 07/12/2015

Desde o fruto proibido, o ser humano parece ser avesso a seguir regras. No âmbito de projetos, infelizmente, não é diferente.

Procedimentos, padrões e guias de melhores práticas, sejam internos da corporação ou de instituições externas renomadas, são comumente vistos como vilões, frutos do formalismo excessivo e propagadores da burocracia. É fácil desprezar o fato de que por trás de uma regra pode haver uma razão importante. E também é igualmente fácil quebrar uma regra. Mas, as consequências podem ser catastróficas.

Cada projeto é único. Assim como é o mogwai, aquele bichinho bonitinho do filme Gremlins. Para cuidar dele, basta seguir algumas diretrizes bem básicas: não deixar que entre em contato com a água; não o alimentar após a meia-noite; e mantê-lo longe da luz forte. Um projeto começa sempre bonitinho, com enorme potencial e sob controle. Mas, logo alguma regra é quebrada. Se o bichinho se molha, ele se multiplica em vários outros. ‘Scope creep’ soa familiar?

Manter um projeto com escopo definido nas rédeas já é complicado, e quando este passa a sofrer inúmeras alterações, se transformando na prática em vários subprojetos, a tarefa fica muito mais difícil. Da mesma forma, se não era tão fácil controlar o horário de alimentação de um mogwai, imagina de vários? Fatalmente, aqueles subprojetos vão acabar por comer depois da meia-noite e se metamorfosear em horrendos monstrinhos verdes descontrolados. E o caos gerencial está estabelecido. Vai ter prazo estourando tudo quanto é marco que aparece, custo subindo pelas paredes e qualidade aterrorizando velhinhas inocentes.

Se o gestor for muito habilidoso, pode até conseguir explodir os riscos no micro-ondas. Mas, quando o estrago está grande demais, a indesejada solução é expor o gremlin à luz do sol. A morte do projeto não acontece sem deixar uma gosma verde no chão e um rastro de destruição. O dano, principalmente para a reputação dos envolvidos, pode ser irreparável.

Não há regras certas que levam ao sucesso, mas é certo que não seguir regras leva ao fracasso.

jose_roberto

Sobre o Colunista:  José Roberto Costa Ferreira, PMP, é Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações pela PUC-MG, pós-graduado em Redes de Telecomunicações pela UFMG e em Gerenciamento de Projetos pelo IETEC. Iniciou sua carreira profissional em 1995 no ramo de eletrônica, informática e telecomunicações e desde 2005 atua em áreas e negócios diversificados com Gestão de Produtos e Gerenciamento de Projetos. Atualmente integra a equipe de Gestão de Projetos da ThyssenKrupp Industrial Solutions, divisão de Tecnologia de Recursos/ Mineração. Nas horas vagas é um aficionado por cinema.

E-mail para contato: zrcosta@hotmail.com – Blog pessoal: http://padecin.blogspot.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

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  1. LeoHSiqueira disse:

    O artigo é ótimo. Ele faz refletir o que pode acontecer se caso há uma regra quebrada. A forma de mal cuidado do Gremlin, mostra o que se pode acontecer no dia de uma pessoa no seu ambiente de trabalho, em casa com a família e até mesmo no dia a dia. E com isso os riscos a ser assumidos e má reputação surgirá em torno do seu nome. A forma de se trabalhar em uma organização, deve ser seguidas as regras, para que, ela não caia em um abismo profundo. Como diz o artigo, não existe formulas perfeitas, mas seguindo as regras, essa formula se torna essencial.

  2. Google -6 disse:

    Muito bom artigo. Faz a gente refletir sobre a burocratização nas empresas. No entanto, como já mencionado, projetos são únicos e eu acredito que existem diversas maneiras de se atingir um objetivo. Regras e procedimentos funcionam muito bem para processos bem definidos, mas mesmo estes podem sofrer modificações visando a sua melhoria e diminuição do tempo despendido nele. Procedimentos, melhores práticas e padrões são importantes mas podem sofrer modificações, serem melhorados, ao contrário de políticas. Além do mais, muitas vezes o excesso de normas e procedimentos gera conflitos nos entendimentos (“gray areas”) que muitas vezes dependem da interpretação de quem a está aplicando ou exigindo que elas sejam aplicadas. Por isso, é essencial que pessoas que elaborem essas regras, conheçam a fundo o processo e estejam continuamente verificando a sua aplicabilidade no campo, no chão de fábrica ou in loco.

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