Publicado em 28/04/2017
Para uma empresa manter-se competitiva, a melhoria contínua de seus processos e produtos é essencial. Informações obtidas em projetos anteriores podem contribuir para o aperfeiçoamento dos projetos, processos e produtos. Porém, por mais simples que pareça gerenciar estas informações, durante a implantação de um sistema ou uma metodologia para utilizá-las, poderão surgir dúvidas nos gerentes de projeto e principalmente nos stakeholders externos, que geralmente não têm conhecimento específico em projetos. Sabe-se que em nosso país a cultura do gerenciamento de projetos ainda não é amplamente difundida, há várias empresas que possuem baixa maturidade no assunto e, por estes e outros motivos, esta grande fonte de conhecimento acaba sendo ignorada e não documentada; algo que pode ser prejudicial para as empresas, pois não irão desfrutar dos conhecimentos obtidos nos projetos anteriores. Através das orientações das melhores práticas do Guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (Guia PMBOK), busca-se auxiliá-los na utilização das lições aprendidas, abordando as dificuldades, fornecendo informações e modelos para quem almeja aprender com o conhecimento obtido durante as fases dos projetos. Ao gerenciá-las adequadamente, as lições aprendidas podem contribuir para os futuros projetos da organização, colaborar para o amadurecimento das organizações, aumentar a eficiência e otimizar os recursos.
Leia o artigo completo, clique aqui.
Sobre os Autor:
Gustavo Brocardo
Orientador: José Tenório Barreto Junior
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta