Publicado em 17/07/2017
Este artigo tem o objetivo de mostrar um pouco sobre o profissional Scrum Master, mas, para sermos didáticos, antes vamos dar uma pincelada na metodologia. Scrum é uma metodologia ágil para planejamento e gestão de projetos de software. No Scrum, os projetos são divididos Sprints (ciclos). Cada Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades precisa ser executado. As funcionalidades a serem implementadas em um projeto são mantidas no Product Backlog (lista de tarefas). No início de cada Sprint, faz-se uma reunião de planejamento (Sprint Planning Meeting) na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia.
A adoção de métodos ágeis, como por exemplo, o Scrum na gestão de projetos, facilita o desenvolvimento de soluções de qualidade de forma rápida, aumentando a competitividade das empresas. Em grande parte, isso acontece por causa do Scrum Master: um profissional com vasta experiência em Agile e que coloca todo o seu conhecimento à disposição de equipes de projetos e Product Owners (responsáveis pela demanda do produto) orientando o caminho até atingir a meta.
E o que o Scrum Master faz?
O Scrum Master atua como facilitador do Daily Scrum (reunião diária da equipe) e torna-se responsável por tirar as dúvidas que sejam levantadas pela equipe durante essas reuniões. O papel de Scrum Master pode ser exercido por qualquer pessoa da equipe, no entanto, muitas vezes é ocupado por um gerente de projeto ou um líder técnico. O papel do Scrum Master é bastante amplo e exige competências multidisciplinares para atender às diversas demandas dos projetos.
O Scrum Master é a ponte que liga o Product Owner e a equipe do projeto. Por isso ele atua como facilitador sendo o contato entre eles e descobrindo mecanismos para elevar o potencial de execução da equipe dentro dos requisitos estipulados pelo cliente.
Esse profissional também precisa assumir o papel de treinador e desenvolver todo o potencial da equipe do projeto. No entanto, isso depende de esforços comuns, tanto da empresa quanto do Scrum Master, que deve detectar as competências e providenciar capacitação para elevar a performance da equipe, reduzir as incertezas e gerar resultados.
Outro ponto importante na função do Scrum Master é a de articulador. São vários os envolvidos na execução de um projeto além da equipe: investidores, patrocinadores, Product Owner, fornecedores… Manter as expectativas alinhadas e conquistar a contribuição de todos para que o projeto seja desenvolvido com excelência é um dos papéis do Scrum Master. Ou seja, ele articula esforços para atingir os resultados.
A equipe do projeto é de alto desempenho, por isso, o Scrum Master não possui autoridade sobre ela. Contudo, ele atua como um orientador, que avalia situações e contextos direcionando a equipe para caminhos assertivos! Como? Dando conselhos, dicas e colocando as pessoas para pensarem de outra maneira.
A gestão de projetos
A gestão de projetos baseada em métodos ágeis precisa de uma comunicação assertiva: clara e direta. Por isso, o Scrum Master deve atuar como comunicadorcom o intuito de contribuir para um trabalho mais eficiente da equipe. Por isso, também é papel dele criar canais e mecanismos de comunicação que facilitem a interação e compartilhamento do conhecimento de maneira compreensível.
Podemos perceber claramente que o Scrum Master participa de todo o desenvolvimento do projeto com a nobre missão de facilitar o trabalho da equipe. Ele derruba barreiras e constrói conexões. Mas cuidado para não se confundir. As atividades de planejamento e execução do projeto ficam a cargo do Product Owner e da equipe do projeto. Diferentemente do gerenciamento de projetos tradicional, onde é papel do gerente de projetos garantir que o planejamento, execução e controle do projeto saiam conforme esperado. Mesmo havendo essa diferenciação, isso não significa que um gerente de projetos não possa assumir o papel de Scrum Master ao adotar metodologias ágeis em seus projetos. Basta que ele conheça as melhores práticas e saiba aplicá-las, ensinando sua equipe como agir segundo a cartilha do Agile.
Sobre o Colunista:
Hayala Curto, CEO da Seed e idealizador do software NetProject. Principal acionista da empresa, Hayala é mestrando em Informática pela PUC Minas, graduado em Ciência da Computação e tem MBA em Gerência de Projetos e Gestão Empresarial pela FGV. Tem mais de 15 anos de experiência coordenando projetos de TI. Especialista em plataforma WEB e Business Inteligence. Participou da criação e do desenvolvimento de diversos DataWarehouses e aplicações WEB corporativas para clientes como a Telemig Celular, Vale, Prefeitura de Betim, CEMIG, entre outros. É membro do PMI, Project Management Institute, atuante no capítulo de Minas Gerais, desde 2004. E-mail de contato: contato@seedintelligence.com / http://www.seedintelligence.com
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta