Publicado em 27/09/2013
Implementar qualquer modelo de gestão é algo que exige muito esforço, tanto de quem toma a frente da implementação quanto para aqueles a qual terão de se adaptar ao novo modelo proposto. Todos em algum momento já se deparam com esta situação, seja na vida pessoal, acadêmica ou profissional, estamos sempre nos adaptando a modelos de gestão.
Em uma área de Projetos um método de trabalho, um modelo de gestão é um fator muito importante para o sucesso do trabalho a ser executado.
Em uma agência de publicidade apesar de todas as singularidades que a permieam também exige de sua equipe algum processo, seja este apresentado por métodos pré estabelecido ou acadêmicos, seja ele pela cultura / filosofia organizacional, mas sempre existe um jeito de trabalhar.
É possível hoje observar e afirmar com mais certeza que as agência de publicidade passam a relacionar como fator de sucesso de seus trabalhos a Gestão de Projetos, na execução e controle da qualidade das atividades desenvolvidas pela equipe. Apesar dessa clareza, ainda sim enfrenta-se alguns obstáculos para a implementação de processos de trabalho.
Existem alguns parâmetros para se medir o sucesso de um projeto e o sucesso na metodologia escolhida para a gestão daquele projeto, os mais comuns são a aceitação do cliente, otimização de custos, entrega no prazo ou antes dele, dentro dos padrões de qualidade desejados ou superando este padrões, porém pensando na metodologia apresentada o maior fator de sucesso é a aceitação desta metodologia pela organização, pela empresa e equipe.
Recorro agora a um autor muito interessante para consulta sobre Gestão de Projetos, Harold Kerzner que em seu livro Gestão de Projetos – As Melhores Práticas apresenta um quadro onde sintetiza as fases de maturidade na implementação de uma metodologia de projetos.
Embrionária |
Aceitação pela gerência executiva |
Aceitação pelos gerentes da área |
Crescimento |
Maturidade |
Reconhecer a necessidade | Obter o apoio visível dos executivos | Obter o apoio dos gerentes da área | Reconhecer a utilidade das fases do ciclo de vida | Desenvolver um sistema de controle gerencial de custo e programação |
Reconhecer os benefícios | Fazer com que os executivos entendam a gestão de projetos | Conseguir o comprometimento dos gerentes das áreas | Desenvolver uma metodologia de gestão de projetos | Integrar o controle de custos e da programação |
Reconhecer a aplicabilidade | Estabelecer promotores no nível executivo | Proporcionar conhecimento aos gerentes da área | Obter o comprometimento com o planejado | Desenvolver um programa de ensino para melhorar as competências em gestão de projetos |
Reconhecer o que precisa ser feito | Estar disposto a mudar a maneira de conduzir o empreendimento | Estar disposto a liberar os funcionários para treinamento em gestão de projetos | Minimizar as oscilações de escopo | Definir um sistema de rastreamento do projeto |
As fases apresentadas neste quadro conseguem de forma clara situar a empresa em seu processo de maturidade, ou seja, em qual momento ela se encontra, ajudando o Gerente de Projetos a implementar a metodologia proposta sem grandes traumas a organização e a equipe.
Ciente da necessidade real de uma metodologia de trabalho, é interessante que o Gerente de Projetos tome a frente no processo de aprendizado em aplicação das práticas de gestão de projetos dentro da sua agência de publicidade, caso esta ainda não enxergue o benefício real da sua aplicação. Em muitas dessas situações ele precisará de aceitação dos gerentes / diretores das áreas, o entendimento das ferramentas da gestão de projetos e os benefícios que este trabalho trará para a empresa, por isso tenha paciência neste trabalho.
Lembre-se, uma agência de publicidade é composta principalmente de processos criativos, que muitas vezes exige processos de gestão mais maleáveis.
E você leitor, já passou ou teve de implementar processos de gestão em sua empresa?
Sobre o Colunista:
Ramon Nonato Oliveira da Silva, formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU, atuando a mais de 05 anos no mercado de publicidade. Fundador da plataforma de conteúdo MestreGP (www.mestregp.com.br), que busca discutir a atuação da gestão de projetos em agências de publicidade. Durante sua trajetória profissional já passou por agências pequenas, médias e grandes, destacando-se entre elas as agências Kwead, Tribo Interactive, Salve_, Fábrica Comunicação e Garage Interactive.
E-mail de contato: contato@mestregp.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta