Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Gestão de Projetos, primeiros passos para implementação

Publicado em 27/09/2013

Implementar qualquer modelo de gestão é algo que exige muito esforço, tanto de quem toma a frente da implementação quanto para aqueles a qual terão de se adaptar ao novo modelo proposto. Todos em algum momento já se deparam com esta situação, seja na vida pessoal, acadêmica ou profissional, estamos sempre nos adaptando a modelos de gestão.

Em uma área de Projetos um método de trabalho, um modelo de gestão é um fator muito importante para o sucesso do trabalho a ser executado.

Em uma agência de publicidade apesar de todas as singularidades que a permieam também exige de sua equipe algum processo, seja este apresentado por métodos pré estabelecido ou acadêmicos, seja ele pela cultura / filosofia organizacional, mas sempre existe um jeito de trabalhar.

É possível hoje observar e afirmar com mais certeza que as agência de publicidade passam a relacionar como fator de sucesso de seus trabalhos a Gestão de Projetos, na execução e controle da qualidade das atividades desenvolvidas pela equipe. Apesar dessa clareza, ainda sim enfrenta-se alguns obstáculos para a implementação de processos de trabalho.

Existem alguns parâmetros para se medir o sucesso de um projeto e o sucesso na metodologia escolhida para a gestão daquele projeto, os mais comuns são a aceitação do cliente, otimização de custos, entrega no prazo ou antes dele, dentro dos padrões de qualidade desejados ou superando este padrões, porém pensando na metodologia apresentada o maior fator de sucesso é a aceitação desta metodologia pela organização, pela empresa e equipe.

Recorro agora a um autor muito interessante para consulta sobre Gestão de Projetos, Harold Kerzner que em seu livro Gestão de Projetos – As Melhores Práticas apresenta um quadro onde sintetiza as fases de maturidade na implementação de uma metodologia de projetos.

Embrionária

Aceitação pela gerência executiva

Aceitação pelos gerentes da área

Crescimento

Maturidade

Reconhecer a necessidade Obter o apoio visível dos executivos Obter o apoio dos gerentes da área Reconhecer a utilidade das fases do ciclo de vida Desenvolver um sistema de controle gerencial de custo e programação
Reconhecer os benefícios Fazer com que os executivos entendam a gestão de projetos Conseguir o comprometimento dos gerentes das áreas Desenvolver uma metodologia de gestão de projetos Integrar o controle de custos e da programação
Reconhecer a aplicabilidade Estabelecer promotores no nível executivo Proporcionar conhecimento aos gerentes da área Obter o comprometimento com o planejado Desenvolver um programa de ensino para melhorar as competências em gestão de projetos
Reconhecer o que precisa ser feito Estar disposto a mudar a maneira de conduzir o empreendimento Estar disposto a liberar os funcionários para treinamento em gestão de projetos Minimizar as oscilações de escopo Definir um sistema de rastreamento do projeto

As fases apresentadas neste quadro conseguem de forma clara situar a empresa em seu processo de maturidade, ou seja, em qual momento ela se encontra, ajudando o Gerente de Projetos a implementar a metodologia proposta sem grandes traumas a organização e a equipe.

Ciente da necessidade real de uma metodologia de trabalho, é interessante que o Gerente de Projetos tome a frente no processo de aprendizado em aplicação das práticas de gestão de projetos dentro da sua agência de publicidade, caso esta ainda não enxergue o benefício real da sua aplicação. Em muitas dessas situações ele precisará de aceitação dos gerentes / diretores das áreas, o entendimento das ferramentas da gestão de projetos e os benefícios que este trabalho trará para a empresa, por isso tenha paciência neste trabalho.

Lembre-se, uma agência de publicidade é composta principalmente de processos criativos, que muitas vezes exige processos de gestão mais maleáveis.

E você leitor, já passou ou teve de implementar processos de gestão em sua empresa?

Sobre o Colunista: 

Ramon Nonato Oliveira da Silva, formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU, atuando a mais de 05 anos no mercado de publicidade. Fundador da plataforma de conteúdo MestreGP (www.mestregp.com.br), que busca discutir a atuação da gestão de projetos em agências de publicidade. Durante sua trajetória profissional já passou por agências pequenas, médias e grandes, destacando-se entre elas as agências Kwead, Tribo Interactive, Salve_, Fábrica Comunicação e Garage Interactive.

E-mail de contato: contato@mestregp.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×