Publicado em 16/10/2013
Em 2005 estava participando de um treinamento e ao final do evento os instrutores sortearam vários livros. Por sorte ganhei o livro que estava interessada e com o livro veio uma dedicatória da autora: “Parabéns. Que essa leitura seja útil para sua vida”. E de fato foi e ainda é bastante útil. Trata-se do livro Seja Assertivo de Vera Martins.
Ao contrário do que muitos pensam, ser assertivo não é estar sempre certo. A assertividade vem de “assero” que significa afirmar. Afirmar não é sinônimo de acertar. Portanto, não se trata de acertar, mas sim de saber se firmar e afirmar. Trata-se de declarar com firmeza.
O PM World Today de Setembro de 2007 cita que são necessárias 10 habilidades para se ter sucesso no gerenciamento de projetos. Essas habilidades são:
- – Mostrar resultado;
- – Ser eficiente;
- – Criar um diálogo permanente;
- – Jogar bem com os outros;
- – Deixar sua confiança brilhar;
- – Manter os compromissos;
- – Manter a calma;
- – Adaptação a mudanças;
- – Saiba o que não conhece;
- – Liderança com propósito e paixão.
No entanto, sempre fica a pergunta: Como? Qual o primeiro passo para desenvolve-las? Na minha opinião, o primeiro passo é trabalhar a assertividade.
Os ambientes corporativos são cheios de conflito que precisam ser tratados. A melhor solução, mas não a mais fácil, é ser assertivo. Sabe aquele colega que passa meia hora no celular, falando alto e tirando a concentração de todos a sua volta? Pois é, a melhor maneira de solucionar esse problema não é ficar dando indireta, falando de como ele é inconivente para os demais colegas. A solução é chamá-lo para uma sala, longe dos demais, e explicar, calmamente, que a atitude incomoda, pois tira a concentração das outras pessoas e que talvez fosse melhor ele fazer as ligações no horário de almoço e ou fora do escritório.
Se ao deparar com um conflito você apresentar um comportamento agressivo, você provavelmente terá mais um problema para administrar. Imagine a seguinte situação: Você pediu para seu funcionário montar um gráfico que mostrasse a situação atual do projeto e pediu para que ele utilizasse o template do projeto. Durante a apresentação para a diretoria você percebeu que ele não utilizou o template do projeto. Chamá-lo para a sala onde a apresentação está sendo feita e reprimi-lo diante dos presentes é um comportamento agressivo. Você torna-se defensivo e utiliza a raiva para manipular a situação.
Se ao invés disso, você volta para sua mesa, passa o gráfico para o template correto e não fala nada com o funcionário, esse problema será recorrente, pois seu comportamento foi passivo. Você enxerga o conflito como algo ruim para as relações interpessoais e prefere evitá-lo. Provavelmente é uma pessoa que tem dificuldade em dizer “não”.
Se você voltar para sua mesa e fizer indiretas do tipo: “Vou colocar o gráfico no template correto, pois parece que o fulano não gosta muito do template padrão”. Você estará sendo passivo agressivo. O funcionário ficará sem saber a gravidade de não ter passado o gráfico para o template correto. Esse comportamento não exprime com clareza os objetivos. Pessoas com comportamento passivo agressivo não conseguem se afirmar.
Por outro lado, se você finaliza a apresentação deixando claro que enviará por e-mail a revisão do gráfico utilizando o template do projeto e em seguida chama o funcionário em particular e num tom de tranquilidade explica a importância de utilizar os templates corretos, e o pede para fazer a correção e que durante todo o projeto os templates deverão ser utilizados. Você estará sendo assertivo. Você soluciona o problema definitivamente sem ferir as pessoas e os interesses das partes em conflito.
A figura abaixo resume bem como deve ser o comportamento assertivo de um gestor de projetos.
De acordo com Vera Martins, “o comportamento assertivo é ativo direto e honesto, transmitindo uma impressão de auto-respeito e respeito pelos outros”. Mas, mais que isso, o comportamento assertivo é o primeiro passo para construirmos sólidas relações interpessoais. Sem dúvida nenhuma a assertividade é um comportamento onde os conflitos têm solução ganha-ganha.
Cabe a nós, profissionais de gestão de projetos e, acima de tudo, seres humanos termos e vivermos um comportamento assertivo para aprimorarmos nossas relações pessoais, criando relações de interdependência e nunca de dependência ou independência.
Referências
Published in PM World Today – September 2007 (Vol. IX, Issue IX)
MARTINS, Vera Lucia Franco. Seja Assertivo. 5ª Edição. 2005. ISBN 85-352-1590-5
Sobre a Colunista:
Fernanda Guimarães Borges, mestre em Engenharia Mecânica e graduação em Engenharia Mecatrônica pela PUC_Minas, Pós-graduada em Gestão de Projetos pela X-25. Atuou como engenheira de projetos e PSO da regional Centro-Oeste, pela Votorantim Cimentos. Trabalha há seis anos na área de planejamento e controle de engenharia, em empresas como SNC-Lavalin e atualmente na Worley Parsons. Professora da instituição Faculdade Pitágoras para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção e Professora do IETEC nos cursos de Planejamento de Engenharia e Engenharia de Custos e Orçamentos.
E-mail de contato: fer_borges@hotmail.com
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Que Orgulho dessa garotinha…………..PARABÉNSSS FER….
QUE DEUS LHE PROPORCIONE MAIS E MAIS…..COM ESSE SEU GRANDE TALENTO!!!! Bjussssssssssss a TODA Família!!! 😉 ♥