Publicado em 08/11/2013
Cronograma: Importante documento de acompanhamento do projeto
Trabalhar em um projeto exige do Gerente de Projeto constante avaliação do andamento das entregas alinhadas entre patrocinado e fornecedor. Muito do que foi levantado no escopo, principalmente em trabalhos criativos e que demandam aplicações tecnológicas (sites, aplicativos, hotsites, apps para Facebook, etc), é necessário que se revise este documento de escopo, pois a concepção da ideia do planejado frente ao que é viável sofrerá alterações. É nesta hora que temos de nos concentrar com algo muito importante do projeto, o prazo.
Um projeto se estrutura em três pilares que são Prazo, Custo e Qualidade, hoje vamos falar de um elemento crucial para que você o controle de forma eficaz, o Cronograma.
Se pensarmos sob o ponto de vista do patrocinador do projeto, que também sofre pressões internas em relação ao prazo do projeto, quando ele será entregue, quais as fases e os entregáveis de cada fase, entendemos que o cronograma é de extrema importância.
Também se faz importante para a equipe do projeto, para que esta tenha visão clara da importância de cada participante no projeto, pois se uma entrega atrasa impacta nas próximas que virão. No universo de agência de publicidade o cronograma sofre mudanças constantes, e acredito que não poderia ser diferente, uma vez que ideias são muito subjetivas e o papel do Gerente de Projetos nesse cenário é transportá-la para o campo da aplicabilidade, da viabilidade, claro que com a ajuda da equipe toda.
Desta forma, é importante que se tenha adequado o cronograma com prazos praticáveis e se possível com alguma margem de risco para manobras no meio do caminho.
Um grande desafio que se vê na gestão de um cronograma de projetos em agência de publicidade é não impactar o prazo por demandas posteriores ao inicio do projeto em questão, uma vez que dificilmente teremos equipes dedicadas para apenas um projeto, pelo menos durante todo o projeto. Não generalizando, pois existem exceções quando se estabelece contratualmente, por exemplo, que determinada equipe será dedicada ao projeto. Sendo assim ter a visão analítica de manobrar demandas que surgem pós inicio do projeto é hoje um grande desafio para o GP de agência de publicidade. Algumas dicas:
– Envolva os líderes de cada área no alinhamento do prazo: Um exemplo, o Diretor de Criação tem maior clareza da sua equipe e quanto tempo cada tarefa de Criação irá durar, então envolva todos os líderes das áreas do projeto para que analisem o projeto e estipulem o prazo;
– Seja factível no seu cronograma: Entenda o fluxo de trabalho da agência, apesar de cada líder ter te sinalizado o prazo de cada tarefa, entenda com o restante da equipe de Projetos quais outros trabalhos estão em andamento para que o seu projeto não “encavale” com outro;
– Faça a gestão de risco: Estabeleça todos os riscos que envolvem o projeto, se não for possível todos, elenque pelo menos os principais como, por exemplo, risco no atraso da aprovação do cliente. Isso te dará maior segurança no momento em que for necessário reagir a este obstáculo;
– Faça a gestão dos fornecedores: Se tiver fornecedores envolvidos trabalhe o máximo de tempo possível para geri-los, pois uma gestão a distância exige mais empenho e consequentemente confiança no fornecedor, gaste tempo com ele e elenque um método de acompanhamento diário (por exemplo o modelo Scrum);
– Se comprometa com o prazo: O prazo estipulado para o Gerente de Projetos é a sua palavra em jogo, por isso, faça o possível para cumpri-lo, mas entenda que um projeto é dinâmico, tem diversos interesses envolvidos, muitas variáveis e pode sim ter obstáculos que impactarão no prazo, por isso seja o primeiro a ter essa visão e o primeiro a sinalizar a equipe, isso os deixará mais tranquilos e seguros na sua condução.
E você leitor, já teve algum obstáculo na gestão do seu cronograma?
Sobre o Colunista:
Ramon Nonato Oliveira da Silva, formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU, atuando a mais de 05 anos no mercado de publicidade. Fundador da plataforma de conteúdo MestreGP (www.mestregp.com.br), que busca discutir a atuação da gestão de projetos em agências de publicidade. Durante sua trajetória profissional já passou por agências pequenas, médias e grandes, destacando-se entre elas as agências Kwead, Tribo Interactive, Salve_, Fábrica Comunicação e Garage Interactive.
E-mail de contato: contato@mestregp.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Digo que cronograma do projeto é uma das principais responsabilidades do GP. É através dele que você avalia se o que foi acordado com o Sponsor está sendo feito conforme o que foi planejado. Deve-se também levar em consideração que mudança de escopo na fase de execução levam o não cumprimento do cronograma e estouram o orçamento.
Outro ponto fundamental citado pelo autor são as cinco dicas que resultará no total cumprimento do cronograma e no projeto como um todo.
Como fora dito, um dos pilares para a concepção de projeto passa pelo Prazo, e a elaboração de um bom cronograma pode ser o diferencial para a boa execução do mesmo ou até mesmo significar o fracasso do Projeto. Atentar para as cinco dicas que foram elencadas e discutidas pelo escritor faz toda a diferença para a boa execução do Cronograma e também para o controle do andamento do projeto. Como foi falado no começo, realmente mudanças podem vir a acontecer e para tal, o escopo pode vir a ser mudado. É na etapa de elaboração do cronograma que realmente temos noção temporal de como e quando as coisas podem ser executadas, sendo assim, temos de saber que esta etapa realmente demandará mais tempo do nosso pessoal e mais esforço da equipe, não podendo deixar “brechas”.
Para que um projeta se torne um sucesso é necessário, no meu ver, e essencial um bom planejamento, acompanhamento deste planejamento e sempre que necessário uma revisão de rota, e que este planejamento tenha algo desafiador e possível ao mesmo tempo.
Penso, que o cronograma é uma parte fundamental para a elaboração de qualquer projeto, pois, sem ele, o projeto já nascerá, com um grande risco de ser executado, o que acarretará complicações e possíveis entraves, no seu planejamento e prazo consequentemente.
A comunicação e o comprometimento entre o Gestor de Projetos e todos os líderes de cada área envolvida, são de extrema importância na etapa do Cronograma. Além deste alinhamento entre as equipes, é necessário que o GP saiba realizar uma análise crítica de todas as etapas tentando evitar e/ou minimizar os possíveis imprevistos durante a execução das mesmas.