Publicado em 25/01/2018
Este trabalho tem como objetivo analisar possibilidades reais de tratar a gestão da produção na atividade de manutenção de uma empresa no setor petrolífero localizado no município de Mossoró/RN, utilizando o método de MRP (Materials Requeriments Planning).
Para realização do trabalho optou-se pela análise do processo de manutenção em equipamentos de bombeio centrífugo submerso, dado a aplicação de medidas de controle de produção e qualidade ser uma ação significativamente importante para a modernização e consequente melhoria dos processos de manutenção da empresa em questão.
Foi utilizado a metodologia de análise das atividades in loco com elaboração de perguntas para os envolvidos, sendo possível desta forma a análise das atividades e rotinas realizadas pela empresa nos processos de manutenção.
Após o acompanhamento das atividades de manutenção corretiva na empresa foram feitas as coletas dos dados de quantidade de manutenções. Os resultados deste trabalho mostram o tempo gasto, os componentes utilizados, forma de realização das tarefas serviram para gerar o MRP e analisar os resultados. Desta forma, a implantação da ferramenta trará benefícios para empresa em termos de tempo de manutenção e receita.
Leia o artigo completo, clique aqui.
Sobre os Autores:
Acelino João Souza Júnior, graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Potiguar, Especialista em gerenciamento de projetos pela Universidade Candido Mendes. E-mail de contato: acelinojoao@hotmail.com
Madson Aloir Rebouças. E-mail de contato: madsonaloir@yahoo.com.br
Maria Cristina de Lima. E-mail de contato: cristinalima_cl@hotmail.com
Márvenis Adão Rebouças. E-mail de contato: adaoreboucas@hotmail.com
Contexto: Artigo Técnico apresentado ao curso de Engenharia de Produção da Universidade Potiguar, Campus Mossoró.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Concordo com o posicionamento acima, pois ter uma ferramenta que possibilite obter informações imprescindíveis, ira ajudar a traçar estratégias com objetivo de maximizar os lucros, e isso é fundamental para uma empresa hoje, principalmente no que diz respeito a parte de manutenção, onde se lida com estoque de materiais e se segue um plano de manutenções de materiais de grande complexabilidade de acordo com o artigo. O auxilio do software MRP permite que o plano de revisões seja seguido corretamente, com parada programada dos equipamentos e possibilita que as peças necessárias para tal serviço estejam disponíveis para realização dos reparos, sem comprometer o andamento da produção.
Após uma breve leitura do artigo, ficou bem claro a importância da gestão de estoques de peças para as manutenções, principalmente em um ambiente de maior complexidade de acesso e restrições operacionais, isso também podendo trazer reduções nos custos e aumento da eficiência produtiva. Após a análise dos resultados utilizando a ferramenta MRP os autores desse artigo destacam a importância de um software de gestão na área de manutenção para que se tenha os recursos adequados nos lugares certos, com isso podendo executar um trabalho pré-determinado de maneira correta e também podendo ter uma boa distribuição na carga de trabalho entre as equipes, com isso mantendo a qualidade e eficiência nos resultados.