Publicado em 26/01/2016
Depois de vários “mandamentos” para REDUZIR DESPESAS e para AUMENTAR RECEITAS, o Prof. Lúcio Fonseca apresenta alguns MANDAMENTOS GERAIS PARA LIDAR COM A CRISE. São atitudes e ações básicas para uma empresa sair da crise mais rapidamente e melhor do que entrou.
_____________________________________________________________________________________________
MANDAMENTO I – NÃO COLOCARÁS A CULPA EM FATORES EXTERNOS NEM PERDERÁS TEMPO SENTINDO PENA DE TI MESMO OU LAMENTANDO; TODA A ENERGIA SERÁ USADA PARA GERAR NOVAS IDEIAS.
COMENTÁRIO
Encontrar culpados para os seus males não os eliminará. O mundo não vai parar, com pena de você. A crise não cederá, para aliviar sua dor. Só se reverte uma crise com trabalho e obstinação. Por isto, o foco tem que ser na solução e não no problema.
A boa teoria da qualidade já diz: “Ter problema não é problema.” Afinal, o que é administrar senão solucionar problemas? Assim, se você entende a crise como uma oportunidade de melhoramento e concentra todas as suas energias – e as de sua equipe – na busca de soluções (preferencialmente inovadoras), a chance de sair rapidamente e melhor da crise é muito maior.
Pensar nos problemas como os obstáculos a superar de um videogame – quantos mais supera mais vidas ganha: este é um jeito diferente, leve e muito mais eficaz de encarar os desafios que a vida todo dia nos coloca, tanto no âmbito pessoal quanto profissional, seja em tempos de crise ou não.
MANDAMENTO II – PROFISSIONALIZARÁS A GESTÃO DE TUA EMPRESA, SENDO EXEMPLO PARA TEUS COLABORADORES NO DESEMPENHO PROFISSIONAL E NA BUSCA DA APRENDIZAGEM CONTÍNUA
COMENTÁRIO
Que, em chinês, crise e oportunidade fazem parte de um mesmo ideograma todos sabem. Uma das grandes oportunidades que uma crise traz é a de revermos nossos métodos de gestão e nossas atitudes profissionais. É de uma gestão amadora e de uma atitude acomodada, descuidada e reativa da liderança que advêm os maiores problemas de uma empresa.
Quando o líder não entrega nada menos que o excelente e não aceita nada menos do que o excelente, sinaliza um rumo altamente positivo para toda a organização. Quando lê, participa sistematicamente de seminários e eventos profissionais em geral, estuda novos métodos e propõe sua aplicação na empresa, estimula comportamento semelhante por parte de seus colaboradores. Afinal, o líder é um educador. E como se educa pelo exemplo…
Sobre o Colunista: Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola.
E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br – site: http://ffdigital.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta