Publicado em 16/02/2016
Depois de vários “mandamentos” para REDUZIR DESPESAS e para AUMENTAR RECEITAS, o Prof. Lúcio Fonseca apresenta alguns MANDAMENTOS GERAIS PARA LIDAR COM A CRISE. São atitudes e ações básicas para uma empresa sair da crise mais rapidamente e melhor do que entrou.
_____________________________________________________________________________________________
MANDAMENTO III – NÃO PERGUNTARÁS O QUE O GOVERNO PODE FAZER POR TUA EMPRESA NESTE MOMENTO DE CRISE, MAS SIM O QUE TUA EMPRESA PODE FAZER POR ELA MESMA E, POR EXTENSÃO, PELO PAÍS.
COMENTÁRIO
Os verdadeiros empreendedores independem de “forcinha”, de “empurrãozinho” do governo. Aliás, temos assistido às funestas consequências das “medidas anti-cíclicas”, baseadas em favorecimentos a setores específicos da economia e aos “grandes campeões”. Atrelar a performance da empresa à ajuda do governo é criar uma dependência tóxica, cujos benefícios são, no mínimo, incertos.
A duras penas, após sobreviverem a inúmeras crises e planos econômicos, os empresários brasileiros se equipararam aos melhores do mundo – e muitas vezes os superaram. Assim, podem muito bem prosperar, “apesar” do governo (que, na maior parte das vezes, só atrapalha).
Cuidar de si próprio, prosperar, pagar os impostos devidos (enquanto não forem reduzidos – esta sim uma luta em que todos devem-se engajar) e, pelo exemplo de competência e honradez, ajudar o próprio país: este é o melhor caminho para o empresário.
MANDAMENTO IV – CRIARÁS UMA CULTURA ORGANIZACIONAL QUE LEVE CADA UM A SE TORNAR “DONO” DAS SUAS TAREFAS E RESPONSÁVEL DIRETO PELOS RESULTADOS
COMENTÁRIO
“Empowerment”, expressão das mais conhecidas. Empoderar os colaboradores, dando-lhes autonomia, mas não sem antes definir claramente as diretrizes, descrever e registrar processos e atribuir responsabilidades.
Nenhuma empresa sobreviverá – ainda mais em tempos de crise – se os colaboradores ficarem sempre à espera de determinações ou se apenas trabalharem muito, mas sem foco ou compromisso com os resultados.
Empoderamento, autonomia, apropriação de metas, foco no resultado: estes são alguns dos principais elementos a serem cultivados para a criação de uma cultura organizacional capaz de levar a empresa a patamares superiores de desempenho e a superar qualquer crise – a atual e as inevitáveis futuras.
Sobre o Colunista: Prof. Lúcio de Andrade Fonseca, Consultor Empresarial e Educacional e palestrante reconhecido no Brasil e no exterior. Foi Executivo Educacional do Grupo Kroton, por longos anos, exercendo as funções de Diretor de Unidades Escolares, no Brasil e no Iraque, e de CIO (Diretor de Tecnologia). É Consultor de Gestão Estratégica de entidades públicas, privadas e do terceiro setor, no Brasil e em Angola. Exerce também a função de Vice-Presidente de Assuntos Educacionais da SUCESU-MG. Através da empresa FF Digital Tecnologia, Treinamento e Desenvolvimento, da qual é fundador e Diretor Executivo, coordena programas de capacitação para executivos, que têm participação expressiva de gestores de empresas de mineração de Angola.
E-mail de contato: lucio@luciofonseca.com.br – site: http://ffdigital.com.br
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta