Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Motivação em plena Crise. Como se manter motivado em um ano de crise

Publicado em 29/05/2015

Pois é.

A crise está aí.

Pode ser que você esteja lendo esse artigo, mas nem você e nem sua empresa estejam sendo afetados.

Talvez a crise esteja até trazendo ganhos, pois alguns negócios não sofrem tanto com as “baixas” ou até mesmo encontram oportunidades (serviços médicos e alimentação fora de casa, por exemplo).

Se for o seu caso, maravilha!

Celebremos!

Mas é certo que a celebração não é para todos.

Só que hoje o meu foco não será na crise.

O foco será naquilo que as empresas mais precisam para enfrentar a crise: a motivação das pessoas.

 motivacao

O lado bom da crise

A boa notícia é que em plena crise, empresas e colaboradores podem se ajudar e se motivar.

É possível aumentar a motivação  ajudando as pessoas a enxergar o valor das pequenas economias e o impacto disso tanto na empresa quanto nos seus projetos de vida.

Você que já passou por momentos difíceis em qualquer área da vida sabe que as crises são as melhores professoras que existem, seja lá no que for.

O problema é que nos períodos de crise, você e as pessoas à sua volta podem acabar gastando boa parte do tempo pensando em suas próprias frustrações.

As lamentações acabam ganhando mais espaço do que as ideias para agir e transformar desafios e sonhos em projetos reais.

Isso acontece porque a desmotivação e o desespero bloqueiam a visão prática de como agir.

Da mesma forma as empresas têm dificuldade para transformar desafios em oportunidades.

Por isso a união é a solução para enfrentar a crise.

Se as pessoas e a empresa unirem suas forças a crise será enfrentada com sabedoria.

A empresa pode ajudar as pessoas a enxergar a superação da crise como oportunidade para seus projetos de vida.

E as pessoas podem ajudar a empresa a reduzir custos e aumentar a produtividade.

Todos os dias aqui no meu escritório chegam e-mails e ligações de empresas, faculdades, indústria e organizações de todos os tipos buscando energia para motivar pessoas de forma certeira, especialmente nesta fase em que as dificuldades estão latentes.

Há poucos dias realizei 3 palestras de alto impacto para quase 5.000 universitários em 3 cidades diferentes na mesma semana.

E aproveitei o contexto da crise para falar da construção do futuro.

Semeei desde já a ideia de que inclusive é possível transformar crise em muitas vendas se você pensar e agir estrategicamente.

Sabendo o que fazer na prática

Na prática você e sua organização devem apostar em 7 ações que considero selecionadas:

1 – Ajude sua empresa a identificar custos que podem ser reduzidos ou eliminados. Este é um momento de mais responsabilidade

2 – Se você é gestor faça pelo menos duas pequenas reuniões semanais (máximo 30 minutos) para trabalhar a confiança no seu time e alinhar esforços que serão feitos naquela semana

3 – Busque fazer um plano de economia para suas finanças pessoais e aproveite para aprender sobre investimentos. Isso faz muita diferença na sua vida e ajudará você a ter sucesso em seus projetos pessoais

foco

4 – Identifique economias que você e sua família podem fazer para não deixar de curtir a vida e ao mesmo tempo gastar menos no período de crise.

5 – Se você já tem um planejamento para o ano, faça um plano B mais objetivo para atravessar este período com esforços específicos e economias focadas. E mais importante, envolva as pessoas neste plano B, desde sua criação até a execução de detalhes minuciosos.

6 – Este também é um momento em que os líderes são testados. Tenha atitudes de liderança baseadas em envolvimento. Isso vai ajudar muito a mudar o ponto de vista das pessoas sobre a forma de encarar os desafios e problemas. Abordo esse tema em minha palestra “Liderança Vencedora – Colocando Pessoas no Caminho do Resultado”. A postura da liderança agora conta ainda mais.

7 – Trabalhe com estratégias de venda mais segmentadas e crie “iscas”. Tornar as negociações mais flexíveis sem perder o posicionamento também é crucial.

Os tempos difíceis incomodam, mas ao mesmo tempo abrem sua visão.

Aproveite as dificuldades para aprender e resolver problemas que atrapalham os negócios e sua vida pessoal.

Sábios são aqueles que transformam problemas em oportunidades e especialmente em proteção contra futuras crises.

daniel_bizon

Sobre o Colunista: Daniel Bizon, é pós-Graduado em Marketing Estratégico pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais é coautor dos livros Ser Mais em Gestão de Pessoas e Motivação em Vendas. Seu trabalho tem um grande diferencial: informação e mágica juntos, resultando em palestras de alto impacto para gerar conhecimento, motivação e transformação nos negócios. Em 02 anos consecutivos recebeu o título “Speaker of The Year Brazil” (Palestrante do Ano Brasil) pelo Latin American Quality Institute, a mais importante Organização de reconhecimento da Qualidade da América Latina. Em Buenos Aires – Argentina recebeu o Prêmio Latino-Americano de Qualidade 2011 (Latin American Quality Awards 2011), como um dos melhores palestrantes da América Latina.

E-mail de contato: contato@danielbizon.com.brAcesse o site do palestrante Daniel Bizon: http://www.danielbizon.com.br.

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

  1. Denise Vasconcelos disse:

    Concordo com o artigo, pois para enfrentar a crise que o País está vivendo na economia e na maioria dos negócios será necessário cada vez mais se manter motivado profissionalmente e pessoalmente.

    Será essencial deixar o pessimismo de lado e reagir. A atitude positiva ajuda os profissionais a se destacar e a colher os frutos quando a crise passa.

    A crise quase sempre está na expectativa, ou seja, na cabeça das pessoas. A diferença entre o comum e o excelente está na palavra mais importante do dicionário: Atitude! E o foco desta atitude vem em outra frente de trabalho chamada Resultados! É necessário vencer a crise primeiro em você!

    Concentrar o foco na motivação aliada ao conhecimento com atitude de decisão, o que fará tudo mudar.

    Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um, porque a crise traz progressos. E é na crise que nascem as invenções, a criatividade, as inovações e as grandes estratégias.

    “O maior benefício de uma crise é justamente este: força-nos a pensar diferente. E não vivemos de palavras, promessas ou desculpas. Vivemos de resultados”. Gilclér Regina

    “A mudança é como a acupuntura: ninguém coloca agulhas no corpo todo para resolver um problema. Primeiro você precisa descobrir qual é o ponto estratégico para mudar o sistema”. Patrícia

  2. Lorena Alves disse:

    Diante da crise em que o nosso país enfrenta é certo que, quando um lado ganha outro sofre alguns prejuízos. Diante desse cenário é de extrema importância falar sobre a motivação de pessoas, principalmente para o lado em que está sofrendo negativamente com alguns pontos.

    Podemos visualizar dois lados proporcionados pela crise. O primeiro é o lado bom. Em que dentro de uma empresa colaboradores buscam soluções para se manterem motivados, e em busca por resultados positivos, ou seja, a união profissional faz toda a diferença neste tempo. Pensar em alguma ideia inovadora em um meio nada propicio é de extrema importância, isso não se faz sozinho, e sim com uma equipe. O segundo é o lado “ruim”. Em que ao longo da caminhada pessoas vão sendo desmotivadas pelo cenário em que está inserida. Em contra partida, quando se tem uma equipe de alto desempenho obstáculos não interferem nos objetivos.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×