Publicado em 25/07/2013
Resumo:
O presente artigo tem a intenção de descrever e demonstrar que as paradas de manutenção podem e devem ser tratadas como projetos. Será tratado aqui paradas de manutenção de pequeno porte, com duração de aproximadamente 12 horas e que ocorrem de dois em dois meses em um concentrador de minério de ferro. Neste trabalho será demonstrar os passos necessários para realizar as paradas de manutenção utilizando as técnicas de gestão de projetos.
Leia o artigo completo, clique aqui.
Sobre o Autor:
Edmar de Souza Borges
Contexto: Artigo Técnico apresentado ao curso de especialização em gestão de projetos de engenharia pela PUC Minas ao Prof.º Ms. Ítalo Coutinho.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Paradas de manutenção em concentradores de Minério – o artigo aborda um método de manutenção que visa diminuir drasticamente as paradas de manutenções por causa de manutenção corretiva, pois será elaborado um projeto para cada parada. Com isso, se ocorrer o problema novamente já se sabe a causa raiz do mesmo e também poderá evitar que aconteça reincidência de alguns problemas.
A mudança gera lucro para a empresa, pois diminuirá as paradas parciais e totais. Gerando menos perda e mais eficiência tornando a manutenção corretiva e manutenção preventiva e/ou preditiva, manutenções mais rápida e programas.
O artigo em questão aborda o tema de “Paradas de Manutenção em Concentradores de Minério”, e no próprio título a manutenção já se faz presente, e o ponto no qual eu identifiquei maior relevância foi no ato de transformar as paradas para manutenções em projetos, adequando toda a rotina do sistema, visando evitar perdas na produção e perdas financeiras. Na minha visão se faz muito mais coerente a implementação desse plano de manutenção em operações preventivas e preditivas, uma vez que existe uma margem de tempo maior para elaboração do projeto, mas uma manutenção corretiva também se faz possível, levando em consideração fatores específicos do setor e maquinário a ser assistido. Enfim, como todo projeto, as paradas de manutenção podem gerar um processo mais eficaz, e menos prejudicial a rotina das empresas, gerando menores perdas e mais eficiência em todo sistema de manutenção e operacional da empresa.
O gerenciamento de projetos trata-se de uma gestão que leva em grande consideração a questão da redução de custos no projeto, processo, pessoas e entre outros afins. Tendo como destaque na publicação deste artigo uma redução bastante significativa com relação ao tempo do processo em comparação a outras empresas, destacando que a empresa consegue realizar estas manutenções no tempo previsto de 12 horas, que seria um grande destaque graças ao bom gerenciamento. Apesar de que o destaque deste artigo seja o gerenciamento, ficou faltando conceitualizar o que e um concentrador de minério de ferro e fazer uma descrição breve da manutenção deste equipamento, pois muitos leitores não tem o conhecimento deste equipamento e nem de que tipo de manutenções são realizados nele. Tendo esses destaques o leitor terá uma visão mais ampla desta aplicação do gerenciamento de projeto.
As paradas de manutenção são utilizadas quando se necessita fazer manutenções nos equipamentos ou qualquer alteração na estrutura dos sistemas. Quando isso ocorre, geralmente a produção para, podendo ser interrompida parcialmente ou totalmente, de acordo com a necessidade e o tipo de manutenção a ser dada nos equipamentos. Este artigo defende que essas paradas devem ser vistas como projetos, onde qualquer descuido com o procedimento, pode acarretar em grandes prejuízos, resultando em maior tempo das paradas de manutenção. Contudo, quando o planejamento acontece e as paradas são tratadas como projetos, pode ser verificados diversos itens que poderiam ser deixados de lado. Ter uma proposta focada em projeto e dimensionar as diretrizes destas paradas da forma correta, fará com que a produção não fique parada mais tempo do que o projetado e não acarretará em danos financeiros para a empresa.