Publicado em 07/04/2017
A importância da seleção das tecnologias construtivas na Construção Civil: Aplicabilidade das VIP’s em projetos de Engenharia Civil
Apesar de a construção civil ter representado 15,5% do PIB brasileiro em 2014 de acordo com o CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e ser muito importante para economia nacional como fonte de emprego e renda, ainda é um setor de moderada a pouca maturidade em gerenciamento de projetos segundo a ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção). O diagnóstico elaborado pela associação leva em conta um estudo que em 2015 analisou os resultados de oito construtoras de Sergipe, sendo que outras pesquisas mais profundas, como o relatório da MPCM (Maturity by Project Category Model), confirmam esse dado. A pesquisa sobre a maturidade das empresas da indústria da construção feita em 2010 conclui que 77% pontuaram entre um e três em uma escala de cinco pontos. A falta de um melhor gerenciamento em projetos imobiliários acaba gerando problemas, como baixa produtividade, excesso de retrabalhos, pouca otimização dos recursos humanos e financeiros, e até uma elevada produção de resíduos. Neste cenário, o artigo demostra, através de um estudo de caso, a aplicabilidade das VIP’s (Value Improving Practices) propostas pelo IPA (Independent Project Analisys) em projetos de engenharia civil, de maneira a explicitar a importância de se selecionar a melhor tecnologia construtiva desde a fase conceitual do projeto. Existem várias maneiras de se construir um mesmo empreendimento, e cada processo possui vantagens e desvantagens que se mostram mais ou menos aderentes às especificidades de cada projeto, sendo que, o sucesso na escolha dos mesmos, pode representar também o sucesso do projeto em si.
Leia o artigo completo em: clique aqui
Sobre os Autores:
Thiago Campos Barreiros
Contexto: Trabalho apresentado ao curso de Pós Graduação em Engenharia de Projetos Industrial da COBRAPI Educação em parceria com a Faculdade Pitágoras de Betim na disciplina de Fundamentos em Gestão de Projetos ao Prof.º Ms. Ítalo Coutinho.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta