Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

ENTREVISTA: como organizar e gerenciar de maneira prática os projetos – Reginaldo A. Marcolino

Publicado em 31/03/2016

A série de entrevista com palestrantes do Congresso PM GLOBAL no PMKB é com o Consultor Reginaldo A. Marcolino que fala sobre o tema: Como organizar e gerenciar de maneira prática os projetos em obras de montagem e manutenção industrial para obter melhores resultados.

gestao_pmkb

1) Quais são os principais desafios encontrados em Projetos de Montagem e Manutenção Industrial?

Sem dúvida nenhuma os principais desafios para projetos de Montagem e Manutenção Industrial é atender ao Escopo com qualidade, tempo e custo dentro do previsto e porque disso isso? Digo isso porque cada vez mais estes projetos buscam reduzir tempo à custos menores e são duas forças que andam lado a lado reforçados pela qualidade e com a cobrança enorme de buscar acidente ZERO, ou seja a segurança do trabalho reforça ainda mais este desafio.

Se não houver o mínimo de gestão dentro de um projeto a probabilidade de ele dar errado é extremamente alta, a busca de profissionais capacitados para executar e gerenciar estes projetos esta sendo fundamental para o sucesso em obras de Montagem e Manutenção Industrial.

Na categoria de Manutenção as famosas PARADAS das fábricas são grandes desafios, pois o tempo é curto não possibilitando erros, portanto o planejamento destas obras, estratégias e a expertise são fundamentais.

Então digo que a figura do gerente de projetos será cada vez maior nesta modalidade.

2) O que falta nos gestores atuais deste tipo de projeto? Por quê?

Capacitação e utilização, Porque ainda há muitas empresas que não utilizam este tipo de profissional, vale dizer que isto esta mudando e muitos que tem o profissional usam de maneira errônea infelizmente e as empresa ainda não possuem uma metodologia bem definida e muitas vezes o gerente de projetos não é utilizado adequadamente tendo menos poder de decisão do que deveria ter.

3) Temos muito a Cultura de fazer primeiro do que planejar. Isso não é compatível com o sucesso dos projetos. Como você percebe essa realidade em Projetos de Manutenção e Montagem?

Exatamente, a cultura de fazer primeiro antes de planejar parece que é cativo muitas vezes neste seguimento, mas isso fatalmente levará a insucessos nesta área, pois o planejamento é a principal arma nesta modalidade, muitas vezes passamos meses planejando uma obra (projeto) para executar em poucas horas, mas isso garante o atendimento a segurança e escopo da obra, que são as buscas efetivas, quem trabalhar desta forma será sempre referencia neste mercado.

4) Como você orientaria um jovem engenheiro que está querendo aprender sobre Gestão de Projetos de Manutenção e Montagem?

Inter-relacionamento e liderança com a equipe, este é um fator crítico de sucesso enorme, pois estes profissionais que tem a oportunidade de ser gerente de projetos industrias tem que perceber que ele não fará nada sozinho e que ele não precisa saber de tudo, mas precisa entender que tem que ter uma equipe homogênea que atenda todas a principais área da gestão de projetos e a capacidade de liderar, sugiro que ele adote uma postura de “líder servidor”, pois ele terá que servir sua equipe, dar condições para eles trazerem resultados e só um líder servidor com esta postura trará esses resultados. Então para concluir, este jovem engenheiro deve buscar se capacitar a ser um verdadeiro líder e ter a habilidade de se inter relacionar com a equipe, assim os resultados vão aparecer. A frase é simples nesta área ” ninguém faz nada sozinho” e o bom chefe é aquele que tem uma boa equipe.

entrevista_pmglobal

Sobre o entrevistado: Reginaldo A. MarcolinoGerente de Projetos, a mais de 17 anos na empresa Irmãos Passaúra S/A, empresa eleita o 5º ano pela ABTCP (Associação Brasileira de Técnica de Celulose e Papel) a melhor empresa de manutenção, especializada em montagem e manutenção industrial, com funções orçamentárias, negociações de projetos, visitas a novos e atuais clientes e na condução gerencial de projetos de montagem e manutenção industrial, com participação atuante nas estratégias da empresa, formado em análise de sistemas e com MBA pela FGV Piracicaba/SP e pós graduado em gerenciamento de projetos, foi responsável nos últimos 9 anos por grandes projetos no Brasil, principalmente na área de celulose e papel e Usinas de Açucar, álcool e cogeração de energia. E-mail de contato: reginaldo@passaura.com.br

Para ver Outras Entrevistas PMKB, clique aqui.

congresso

O PMGLOBAL, Project Management Global Congress, é o Maior Encontro Online de Profissionais de Gerenciamento de Projetos, que Trabalham Com Objetivo de Alcançar os Melhores Resultados.

Você terá a oportunidade de aprender com os maiores experts do mercado de gerenciamento de projetos. Todo o conhecimento que for ensinado nas palestras, se você utilizar na prática, terá resultados. Toda esta oportunidade depende só de você! Da sua dedicação e força de vontade para colocar em prática!

PROGRAMAÇÃO DAS PALESTRAS
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR OS PALESTRANTES DO PMGLOBAL

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×