Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Importância do gerenciamento de projetos no setor público

Publicado em 27/10/2014

A subsecretária de Planejamento e Projetos do governo do Espírito Santo, responsável pelo PMO-ES, Joseane Zoghbi, apresentará case sobre o Programa de Gestão para Resultados do Governo do Espírito Santo, no 9º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos

Apesar do desafio, a implantação de um escritório de gerenciamento de projetos no setor público ainda não é regra. Muitos órgãos governamentais já se adaptam à necessidade, que visa a melhoria do controle de projetos, eficiência no planejamento, execução, entre outros quesitos. O Governo do Estado do Espírito Santo é um dos precursores e desde 2007 possui seu PMO (Project Management Office) que, junto com o Secretário da Casa Civil, Tyago Hoffmann, foi um apoiador na coordenação do ‘Programa de Reconstrução do Estado’ que visou a reconstrução de 70% de todo o território após as fortes chuvas, em dezembro de 2013.
De acordo com a subsecretária do governo do Espírito Santo, Joseane Zoghbi, a participação do PMO foi determinante na estruturação do programa e na definição da governança. Após a declaração de alerta máximo e de situação de emergência envolvendo 55 municípios, “o PMO-ES entrou em ação a partir do dia 02 de janeiro quando o Governador anunciou o Plano de Reconstrução do Espírito Santo. Vale ressaltar que o apoio da alta gestão foi crucial para o sucesso do gerenciamento de projetos, em especial no setor público”, lembra.

Para traçar as metas do programa, o PMO-ES adaptou o método Project Model Canvas para a elaboração dos projetos focados em: pessoas e indivíduos, setor produtivo, infraestrutura e prevenção. O diagnóstico de necessidades dos municípios afetados foi realizado por seis empresas “contratadas pelo Governo do Estado para atuar nas microrregiões devido à carência dos municípios com profissionais para elaboração de projetos e captação de recursos federais”, explica Joseane.

Após nove meses de trabalho, atualmente 85% das obras estão concluídas. Fazem parte do escopo do programa, dentre outros projetos a recomposição das estradas urbanas e rurais, pontes, créditos emergenciais, casas populares, cartão reconstrução, drenagem e pavimentação de ruas, estabilização de encostas, disponibilização de máquinas, obras de saneamento básico e capacitação dos municípios. “Agora o trabalho é de prevenção contínua. Vamos construir um Estado mais resiliente”. esclarece.

A subsecretária do Governo do Espírito Santo é uma das presenças confirmadas no segundo dia do 9º Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos, onde irá apresentar o Programa de Gestão para Resultado do Governo, os gargalos e detalhes do Programa de Reconstrução. O evento acontece de 24 a 26 de novembro, no Centro de Convenções do Hotel Sheraton, em São Paulo.

Inscrições e mais informações no site http://cbgp.com.br/2014

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×