Publicado em 19/02/2018
O presente artigo trata da questão da liderança do gerente de projetos, figura destacada por Prado (2011) como sendo um dos fatores críticos de sucesso de um projeto. O autor coloca que assim como a empresa necessita de uma única pessoa para ser sua autoridade máxima, um projeto deve ter concentrada no GP a responsabilidade pelo cumprimento de suas etapas e seu êxito. Trata também da Comunicação, bem como as habilidades e competências necessárias para o exercício da liderança destacadas pela bibliografia. Uma vez identificadas tais habilidades e competências, pesquisamos a Comunicação Não Violenta (CNV) para buscar entender se é válida a sugestão de seu uso por parte do Gerente de Projetos. No final da pesquisa, entendemos que a CNV pode se configurar como uma ferramenta eficaz na gestão de projetos.
Leia o artigo completo, clique aqui.
Sobre a Autora:
Juliana de Toledo Machado, Mestre do Programa de Pós Graduação em Tecnologia da UTFPR, na linha de pesquisa Tecnologia e Sociedade estudando Redes Sociais e Era da Generosidade Coletiva.Possui graduação em Estudos Sociais -Licenciatura plena em História pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2003) e pós-graduação em História Econômica pela UFJF, além de MBA em Gestão de Projetos pelo SENAI – SC. Já realizou estudos sobre gênero, que resultaram em artigo apresentado no Primeiro Congresso de História Econômica da Zona da Mata Mineira.Certificada em Investigação Apreciativa pela Case Western Reserve University (EUA), em Value Drivers pelo Instituto Oneto (Argentina) e certificada em Biologia Cultural Pela Escuela Matriztica de Santiago (Chile). Responsável pelo eixo temático Sociedade Inovadora do Global Forum 2011 além de ter atuado na Gerência de Ações Estratégicas do SESI PR, na qual desenvolveu projetos voltados para a Sustentabilidade, Inovação e Responsabilidade Social. Editora da Revista Científica Eletrônica Conhecimento Interativo da Faculdade da Indústria – IEL, coordenou o comitê Enade e o Centro de Empreendedorismo, além de participar da CPA. Ministra aulas da disciplina Metodologia Científica de Pesquisa nos cursos de MBA do IEL – PR e de Metodologia de Projetos Científicos nos MBAs da Fesp PR, trabalhou a disciplina Economia Globalizada no curso de Pós Graduação da Faculdade Metropolitana de Curitiba – FAMEC e leciona nos cursos de Comércio Exterior e Administração da FESP as disciplinas de Economia Internacional e Negócios Internacionais. Em EaD, leciona Comércio Internacional, Economia Internacional e Governança no Centro Universitário UniOpet. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/
Contexto: Artigo apresentado no V SINGEP – Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade de 2016.
Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta