Publicado em 09/02/2015
O Consórcio Rio Barra, responsável pela construção da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, que irá ligar a Barra da Tijuca à Ipanema, divulgou nesta semana que reutiliza 100% da água consumida nos canteiros de obras. Desde 2011, quando o projeto de 16 km de extensão começou a ser executado, foram reaproveitados, por exemplo, cerca de 200 milhões de litros de água entre as estações Barra e Gávea.
Segundo o consórcio, a água usada pelos equipamentos e resultante das escavações dos túneis é tratada e aproveitada para a lavagem dos caminhões, máquinas e pneus de veículos, além da umectação dos canteiros e das ruas no entorno.
A economia também é possibilitada pelo reaproveitamento da água nos próprios equipamentos construtivos. No jumbo, o principal equipamento que faz as perfurações para colocação dos explosivos na rocha, que gasta cerca de 10 mil litros de água por hora, a água passa por decantadores a cada 300 metros e volta a ser utilizada no processo de perfuração.
No canteiro da Estação Antero de Quental, no Leblon, a água proveniente do rebaixamento do lençol freático é utilizada para a limpeza do canteiro e das ruas, enquanto no canteiro Igarapava a estação de tratamento de efluentes (ETE) trata cerca de 100 mil litros de água por dia. Já na Central de Concreto, são tratados e reutilizados 30 mil litros por dia.
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