Publicado em 13/08/2018
O presente artigo tem o objetivo de apresentar as dificuldades dos setores de orçamentos e de execução de obras no andamento dos projetos de construção e montagem. Aproximar as duas áreas e criar ferramentas / procedimentos desde a fase de contratação da equipe até a execução da obra propriamente dita com acompanhamento de perto do setor de orçamentos só gera benefícios para o projeto.
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Sobre os autores:
Paula Gandra Soares – Engenheira de Produção/Civil. E-mail: paulagandra@hotmail.com
Ítalo Coutinho (Orientador) Engenheiro , PMP. Graduado em Engenharia Industrial Mecânica, Especialista em Gestão de Projetos e Mestre em Administração de Empresas. Atua como Gerente de Projetos e Engenharia da Saletto Engenharia. Pós-Graduado em Logística Empresarial. Coordenador e Professor de Cursos de Pós nas áreas de Engenharia de Planejamento, Gestão de Projetos de Construção e Montagem e Engenharia de Custos e Orçamentos. Autor de capítulos de livros, artigos e colunista sobre Gerenciamento de Projetos, com foco em Engenharia e Construção. Fundador do portal PMKB – Project Management Base of Knowledge. Afiliado a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME); PMI; AACE e IBAPE-MG. Revisor do “PMBOK Construction Extension 2015” a convite do PMI Global.
O artigo aponta a importância da integração entre os setores de orçamento e execução através de exemplos, conceitos e dicas, podendo servir como referência para aqueles que estão iniciando suas atividades no planejamento de orçamento e execução.Também, para os que estão com alguma dificuldade em suas atividades, apresenta fatores que podem afetar um bom orçamento e mostra as recomendações presentes no PMBOK de como proceder na elaboração do orçamento, como a elaboração em dois momentos: um preliminar, antes da contratação do projeto e outro após a contratação, já possuindo um escopo bem definido. A Análise de Valor Agregado é citada como ferramente a ser utilizada para o gerenciamento de performance do projeto, por ser capaz de determinar a tendência de custos e prazos finais do projeto em uma fase em que ainda é possível aplicar correções. Como conclusão é dito que a reunião de lições aprendidas e o feedback para o orçamento são fundamentais para a garantia de custos confiáveis nos projetos posteriores, pois enriquecem o banco de dados da empresa e seu histórico de toada de decisões corretas e não eficazes.
Na minha opinião o artigo foi muito bem escrito, possui excelentes referências e citações e elucida a importância da interface entre os setores de orçamento e de execução de uma empresa.
O artigo apresenta desenvolvimento favorável a importantes medidas a serem priorizadas em um projeto de construção e montagem atualmente, principalmente, devido a busca maior por tomadas rápidas de decisão e melhor qualidade e lucratividade com o projeto. Ele desenvolve uma análise da importância dos setores de orçamento e execução andarem juntos para garantir benefícios ao projeto. Em projetos de construções e montagens há dificuldades no desenvolvimento desses setores, e sabemos da importância do gerenciamento de custos para garantir que o projeto possa ser terminado e executado dentro do orçamento aprovado.Com isso, o controle desses dois setores juntos é a base para um projeto de construção e montagem terminar com sucesso. A sugestão concluída no artigo para interação entre os setores é ótima, uma vez que ambos os setor de execução ter conhecimento durante todo o desenvolvimento do projeto das verbas e índices adotados na composição dos custos, já será possível identificar soluções não aplicáveis e verbas mal dimensionadas podendo excluí-las antes da execução do projeto.