Publicado em 18/12/2018
INTRODUÇÃO
Em meio a um período conturbado que a economia brasileira atravessa, vários pontos são discutidos para que todos possam vencer os desafios da melhor maneira possível, obtendo avanços, tanto pessoal como profissional. Para tanto, cabe a cada um de nós, determinação, força de vontade e ação.
Um ponto bastante discutido, e que claramente precisa ser melhorado no Brasil, é a produtividade da sua mão de obra disponível, onde é claramente demonstrado em pesquisas como o trabalhador brasileiro fica aquém dos demais trabalhadores do mundo inteiro.
Citando um exemplo, temos a baixa eficiência da mão de obra nas frentes de trabalho da construção civil, que muitas vezes divergem com os dados utilizados na orçamentação dos projetos, ocasionando em perda de eficiência e cronograma, gerando atrasos e maiores gastos, tanto para os contratados como para os contratantes.
Um controle maior da produtividade, proporciona uma melhor gestão sobre o serviço, tendo tempo hábil para tomar as devidas atitudes para que, caso a produtividade esteja baixa, seja melhorada e otimizada em campo.
Leia o artigo completo, clique aqui.
Sobre os Autores:
Danilo Baumgratz Reis: Profissional com 28 anos, graduado em Engenharia Civil pela Universidade FUMEC. Atualmente trabalha como engenheiro de controle de planejamento na Construtora Ápia. Experiência adquirida na área de custos e orçamento na mesma empresa. E-mail: danilo.baumgratzreis@gmail.com
Ítalo Coutinho (Orientador) Engenheiro , PMP. Graduado em Engenharia Industrial Mecânica, Especialista em Gestão de Projetos e Mestre em Administração de Empresas. Atua como Gerente de Projetos e Engenharia da Saletto Engenharia. Pós-Graduado em Logística Empresarial. Coordenador e Professor de Cursos de Pós nas áreas de Engenharia de Planejamento, Gestão de Projetos de Construção e Montagem e Engenharia de Custos e Orçamentos. Autor de capítulos de livros, artigos e colunista sobre Gerenciamento de Projetos, com foco em Engenharia e Construção. Fundador do portal PMKB – Project Management Base of Knowledge. Afiliado a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME); PMI; AACE e IBAPE-MG. Revisor do “PMBOK Construction Extension 2015” a convite do PMI Global.
Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.
Deixe uma resposta