Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Seu ego cabe na sala de reuniões?

Publicado em 10/01/2014

Cheguei a um resort para apresentar palestra. Estava tudo pronto para começar minha apresentação, quando um participante do evento comenta: “Dalmir, você está preparado? Na platéia terá a maior quantidade de ego, por metro quadrado, que você já imaginou”.

Comecei a sorrir com o comentário e depois da palestra, fiz várias reflexões de como há também em universidades, empresas e órgãos públicos, pessoas fazendo questão de mostrar suas conquistas para inflar o ego e transmitir um ar de superioridade, arrogância e prepotência.

Nas dicas a seguir, descubra como neutralizar um exibicionista durante uma reunião e conquiste maior envolvimento dos participantes.

business-meeting-india1

Tempo é algo precioso demais – Ao participar de uma reunião, note que o tempo é algo primoroso. Outras pessoas abriram mão de atividades para estar ouvindo, opinando e corrigindo equívocos de questões que fazem parte da pauta. Se você está com o uso da palavra, evite ficar enaltecendo suas conquistas, ou ainda, demoradamente fazer expressivos elogios a si mesmo. Busque tornar o tempo de uma reunião um debate amistoso, produtivo e rentável.

Esteja atento aos resultados – Desenvolva o hábito de anotar os itens acordados durante a reunião. Não permita tornar as promessas em simples palavras soltas ao vento. Crie a disciplina de registrar o nome de quem assumiu o compromisso e um prazo (data) para a realização. Quando uma pessoa permite que seu ego, seja maior do que sua ação diz com frequência: “Deixa comigo! Eu sempre fiz isso! Eu sou o bonzão!”. Além de distanciar respeito ao próximo, abandona ênfase aos resultados.

Na estrutura psíquica do ser humano, o ego pode ser um aliado positivo para contribuir com a autoestima e motivação, entretanto, algo prejudicial quando usado para demonstrar autoritarismo, prepotência e arrogância. Acredito ser algo louvável sentir orgulho de conquistas, mas algo hipócrita está na ação de tornar suas conquistas um orgulho somente para inflar o ego diante de outras pessoas.

Agora responda: Como está o tamanho de seu ego? Você controla seu ego durante uma reunião?

dalmir_santanna

Sobre o Colunista: Dalmir Sant’anna, foi premiado nos últimos anos pelo SBT e pela Record News com o prêmio “Palestrante Destaque Empreendedor”. Conquistou Mestrado em administração de empresas. Pós-graduado em gestão de Pessoas e em Magistério superior. Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Um profissional que não parou no tempo, dedicando-se aos estudos sobre o comportamento humano. Na área educacional é professor de pós-graduação e autor dos livros “Oportunidades” e “Menos pode ser Mais”. Com frequência é convidado para apresentar palestras no Brasil e no exterior em inúmeros congressos e convenções, desenvolvendo em cada palestra, um conteúdo personalizado com temas direcionados ao comprometimento, cooperação, cooperativismo, liderança, trabalho em equipe e vendas.

E-mail de contato: dalmir@dalmir.com.br

Se você tem comentários, sugestões ou alguma dúvida que gostaria de esclarecer, aproveite o espaço a seguir.

Imprimir

  1. Sandra Santos disse:

    Dalmir, um excelente artigo, parabéns! muito bem abordada a questão de que ego não garante bons resultados.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×