Project Management Knowledge Base – Conhecimento e Experiência em Gerenciamento de Projetos

Clique Aqui para uma busca avançada.

Sistema de Apontamento de Horas na Gestão de Projetos

Publicado em 11/09/2019

Para que um plano seja bem-sucedido, é muito importante mensurar todas as informações do processo. Por isso, o sistema de apontamento de horas é muito utilizado pelas empresas que trabalham com gestão de projetos.

Você deve estar se perguntando do que se trata o apontamento de horas. É simples: trata-se do controle e registro do quantitativo de horas que os colaboradores utilizaram para executar cada atividade do projeto. Esse controle pode ser manual, pelo Excel ou por algum software de gestão de projetos de sua preferência.

O sistema de apontamento de horas é essencial para verificar o desempenho da equipe, bem como os gastos do projeto – e saber, principalmente como estão sendo alocados os recursos. Assim você pode responder:

– Quais os custos necessários e desnecessários do meu projeto?
– Onde preciso aumentar gastos e onde posso cortar?
– Qual é o tempo necessário para executar cada demanda?
– Onde minha equipe está investindo mais tempo? É realmente necessário?
– O que e onde podemos melhorar?
– Como minha equipe realmente trabalha?

Como o sistema de apontamento de horas você conhece mais e acompanha melhor o seu projeto. Assim, sua empresa ganha em eficiência e, ainda, reduz custos.

Controle automatizado de apontamento de tarefas

Algumas empresas (de pequeno porte e equipes enxutas) optam por fazer o controle de apontamento de horas de forma manual, no entanto, com uma equipe extensa (e com muitas atividades para realizar) o ideal é contar com a ajuda de um software que permite um registro automático dessas informações.

As principais vantagens dessa modalidade são:

– Controle automático de horas trabalhadas sem margem de erro;
– Mensuração de resultados e faturamento automático;
– Relatórios precisos;
– Indicadores de produtividade específicos.

 

Sobre o autor:

Hayala Curto, CEO da Seed e idealizador do software NetProject (http://netproject.com.br/). Principal acionista da empresa, Hayala é mestrando em Informática pela PUC Minas, graduado em Ciência da Computação e tem MBA em Gerência de Projetos e Gestão Empresarial pela FGV. Tem mais de 15 anos de experiência coordenando projetos de TI. Especialista em plataforma WEB e Business Inteligence. Participou da criação e do desenvolvimento de diversos DataWarehouses e aplicações WEB corporativas para clientes como a Telemig Celular, Vale, Prefeitura de Betim, CEMIG, entre outros. É membro do PMI, Project Management Institute, atuante no capítulo de Minas Gerais, desde 2004.  E-mail de contato: contato@seedintelligence.com / http://www.seedintelligence.com

Imprimir

Ainda não recebemos comentários. Seja o primeiro a deixar sua opinião.

Deixe uma resposta

Li e concordo com a Política de Privacidade

Compartilhe:

Av. Prudente de Morais, 840 Conjunto 404

++55(31) 3267-0949

contato@pmkb.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs

×