Publicado em 13/10/2013
Introdução
As pessoas em geral se motivam por diversas formas nas organizações. Motivar pessoas é o mesmo que Valorizá-las? Valorizar é ter altos contra-cheques? Neste artigo vamos discutir 3 simples e importantes pontos sobre Gestão de Pessoas em Projetos.
1. Valorização de Pessoas no Ambiente de Projetos
Uma organização em busca da excelência, deve a cada dia criar condições favoráveis para que seus colaboradores se realizem profissional e humanamente dentro da instituição em que atuam. Pois, o estabelecimento de relações com pessoas, tende a promover condições favoráveis ao desenvolvimento, conhecimento e criação, de forma que ocorra uma integração e satisfação de seus colaboradores, propiciando desta maneira um alto desempenho pessoal, profissional e organizacional das pessoas.
O relacionamento da organização com seus colaboradores é de fundamental importância a fim de que assegure o comprometimento e a motivação profissional, ocasionado desta maneira uma sinergia de trabalho em equipe. Para tanto, se faz necessário que a instituição incentive à busca por melhores resultados através de capacitação, desenvolvimento e remuneração, objetivando o permanente alcance de metas.
Além deste foco no relacionamento, bem-estar e satisfação pessoal, a organização deve focar-se também nas necessidades de saúde de seus colaboradores. Uma vez que são identificados, tratados e prevenidos os possíveis riscos ocupacionais, ergométricos e de segurança, a organização tende a aumentar a eficiência, eficácia e a produtividade entre as equipes.
A avaliação da satisfação organizacional das pessoas dentro da instituição, deve visar as oportunidades de melhoria do clima organizacional, pois o sucesso das organizações dependem em grande parte das pessoas que integram as redes de relacionamento externo e interno dentro da organização.
2. Os Fundamentos na Valorização das Pessoas
Na era do conhecimento, as pessoas têm sido consideradas o maior ativo intangível de todas as organizações. São por meio de seus conhecimentos, competências, habilidades e comportamentos que as empresas têm atingido vantagem competitiva. Os quatro fundamentos Pensamento Sistêmico, Aprendizado Organizacional, Cultura de Inovação e Desenvolvimento de Parcerias, estão diretamente relacionados com a valorização das pessoas, uma vez que é através do pensamento sistêmico que o líder procura entender as relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização. As organizações formam uma complexa rede de sistemas vivos formais e informais, onde seus participantes necessitam atuarem de forma única e integrada, conhecendo como um todo a instituição. Quando este pensamento organizacional é disseminado de forma clara e transparente a todos os colaboradores da organização, as pessoas tendem a desenvolverem um clima organizacional favorável às redes de relacionamentos.
As organizações devem promover e buscar o conhecimento, a capacitação e o aprendizado organizacional de forma contínua, objetivando a valorização pessoal, profissional e institucional. Entende-se que preservar o aprendizado organizacional é um fator básico para a evolução da organização, pois este incentiva as pessoas a compartilharem informações, práticas e conhecimentos, gerando desta maneira aumento da eficácia pessoal. No aprendizado organizacional o líder busca alcançar de um novo patamar de conhecimento para a organização.
As organizações devem promover um ambiente favorável à cultura de inovação, uma vez que pessoas motivadas agregam valores e idéias estratégicas que conduzem a excelência do desempenho organizacional. Da mesma maneira, o desenvolvimento de parcerias internas e externas é de extrema importância para a organização, pois os relacionamentos e os conhecimentos compartilhados entre as pessoas, permitem a otimização das competências e atividades compartilhadas, promovendo um mútuo benefício para ambas as partes.
3. A Valorização de Pessoas Gerando o Critério Pessoas
As pessoas que compõem a força de trabalho devem estar capacitadas e motivadas, atuando em um ambiente propício à consolidação da cultura da excelência, para executar e gerenciar adequadamente os processos, criando valor para os clientes e aperfeiçoando o relacionamento com os fornecedores. A valorização de pessoas contribui para alcançar as metas organizacionais, uma vez que as essas são os agentes das diretrizes organizacionais.
Conclusão
“Não somos máquinas, homens é que sois”, a célebre frase do personagem de Charles Chaplin no filme Tempos Modernos nos remete a pensar a importância do capital humano e como é fundamental mantê-lo sempre atualizado e motivado nas organizações.
Sobre o Colunista:
Mário Lucio F. Paiva, é consultor especialista em gestão empresarial, com mais d 15 anos de experiência, Auditor Líder nas normas ISO 9001 e ISO 14001, graduado em Normalização e Qualidade Industrial pelo CEFET-MG e pós-graduando em Gestão da Excelência nas Organizações pelas faculdades Pedro Leopoldo. Professor nas Faculdades UNI-BH, UNA e Pitágoras. Consultor credenciado junto a FIEMG e Prefeitura Municipal de Contagem-MG. Diretor da TNQ CONSULTORIA (www.tnq.com.br).
E-mail de contato: contato@tnq.com.br .
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