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SUN TZU: Recursos e Logística em Projetos

Publicado em 15/10/2018

RESUMO

O trabalho a seguir consiste no entendimento dos conceitos extraídos da obra “A Arte da Guerra” de Sun Tzu no que tange ao tema específico de recursos e logística em Projetos. Os seus conceitos, embora antigos podem ser aplicados nos dias atuais pois, a competitividade está cada dia mais acirrada entre as empresas e portanto, é necessário o uso de diversos recursos e planejamento em logística para conseguir sucesso e também se manter saudavelmente no mercado.

Palavras chaves: inteligência, táticas, vitória, disciplina, planejamento, batalha, meta, mercado, sobrevivência, análise do ambiente.

ABSTRACT

The presentstudyconsists in understandingtheconceptsobtainedby Sun Tzu’s book “The Artof War” regardingthespecificissueofresourcesandlogistics in Projects. Its concepts, althoughcanbeold, they are appliednowadays. The competitivenessis hard betweencompaniesand it isnecessarythe use ofdiverseresourcesandlogisticplanningtogetsuccessandalsotoremainhealthly in themarket.

Keywords: intelligence, tactics, victory, discipline, planning, battle, objective, market, survival, environmentalanalysis.

INTRODUÇÃO

Por muito tempo a logística foi vista de forma desagregada, onde cada função se efetivava independentemente.

Segundo Ballou (1993), os estudos de logística permaneciam em estado de dormência, sem uma filosofia guia. As empresas fragmentavam completamente a administração das funções chave dalogística.

Para Ballou (2001), apesar do gerenciamento das atividades de logística até poucas décadas ser disperso, remonta de, pelo menos, 1844 a ideia da integração, traduzida no conceito de substituir umcusto pelo outro, ou seja, ofamoso conceito de trade-off logístico.

Na logística, um trade-off implica um custo para uma determinada empresa, porque tem que investir para melhorar vários aspectos do negócio (como equipamentos, formação de trabalhadores, melhoraras estruturas e os transportes, etc.).

O grande motivador para tornar a administração de logística integrada está no potencial de racionalização dos custos das operações e/ou do potencial de melhoria do serviço, provocados por estatransformação. Esta afirmação de Ballou (1993) é que promove a ascensão da logística para frequentar o ambiente das disciplinas estratégicas das organizações.

Atualmente o mercado induziu o contexto de integração das atividades logísticas dentro de um elo da cadeia, pois somente este é capaz de gerar serviços eficazes e eficientes.

 

DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento de um projeto envolve vários itens primordiais para a construção de um produto ou serviço de qualidade e eficientes. Dentre estes existe os recursos disponíveis e a logística baseada em uma estratégica que será imprescindível para o sucesso do empreendimento.

O entendimento muito bem esclarecido das necessidades do cliente é algo essencial para o êxito de um projeto, sendo que, toda e equipe deve estar ciente do escopo desta demanda, papel este que cabe a um bom Gerente de Projetos. O que imediatamente vem à mente quando se fala na satisfação do cliente é a qualidade. Assim, em um mercado em que os menores erros têm consequências nefastas, isso passou de diferencial para obrigação. Diferencial competitivo é a expressão que pode definir o papel desta importante ferramenta de gestão na atualidade.Onde entra a obra de Sun Tzu neste contexto?

Escrito no século IV, há cerca de 2.500 a.C por Sun Tzu, um general e estrategista chinês, o livro “A arte da Guerra” continua ainda hoje a ser admirado como fonte de ensinamentos na área daestratégia.

O Livro “A Arte da Guerra”, embora retratando um contexto de guerra traz lições que são vivenciadas no mundo empresarial, que direcionam as ações dentro das empresas.

O gestor deve estar ciente e ter e humildade de reconhecer que a primeira batalha que ele deve travar é contra si mesmo, evitando defeitos básicos como a precipitação, a hesitação, a irascibilidade, a preocupação com as aparências e a complacência. Para atingir uma meta, o autor ensina que é necessário agir em conjunto, conhecer o ambiente de ação, oobstáculo a ser vencido e, é claro, conhecer seus próprios pontos fortes e pontos fracos. A grande sabedoria é obter do adversário tudo o que desejar, transformando seus atos em benefícios.

Para vencer, deve-se conhecer perfeitamente a terra (a geografia, o terreno), os recursos que se tem e que podem ter reposição próxima e imediata e os homens, tanto os do seu espectro quanto do seu inimigo. O resto é uma questão de cálculo. Eis a arte da guerra.

Uma das principais estratégias que podem ser observadas durante leitura do livro “A arte da Guerra”, é não entrar em batalhas demoradas. Levando para o ambiente empresarial a rapidez éimprescindível para o desenvolvimento do projeto, não esquecendo que é sempre importante manter uma segunda alternativa.

Outra estratégia importante é conhecer a si mesmo e as forças e fraquezas do concorrente. Parece estranho, mas faz sentido, pois, quando se conhece seus pontos fortes e fracos e o dos concorrentesfica mais fácil traçar estratégias de diferencial do produto ou marca e também de permanência no mercado.

O planejamento tornou- se imprescindível nas organizações a fim de avaliar o seu próprio negócio e o mercado, observando as tendências que passam a interferir nas operações de investimentosem projetos futuros. Enfim,o gestor deve ter um conhecimento profundo da empresa e seu ambiente operacional.

Algumas dicas são mencionadas na obra em relação às batalhas. Algo muito interessante é que estes conselhos não se baseiam em violência ou ataques brutais e com armas, mas sim vencer ooponente pela inteligência. Conhecer bem o mercado e estar sempre atento às inovações garante uma grande vantagem em relação ao concorrente. Criar verdadeiras parcerias com os melhores fornecedores eaprimorar a logística dificultam a concorrência por preços e prazos de entrega.

A logística cresceu nas gestões dos negócios e adquiriu um caráter estratégico para as organizações em função das mudanças ocorridas nos últimos anos, principalmente no Brasil, estamos diante deuma nova postura, no processo decisório de aquisição, em que os produtos commodities e o consumidor estão menos suscetíveis aos apelos da marca. Ele passa a dar maior importância ao conjunto detributo oferecido junto com o produto, e que se ajuste a suas necessidades especifica. Fatores como disponibilidade, suporte técnico, pós-venda, e prazos de entrega passam a ser, em muitos mercados,mais importante do que o próprio produto.

Descrito como “um trabalho ponderado e compreensivo, pleno de capacidade de percepção e imaginação”, o livro trata da necessidade de se guerrear pelo menos tempo possível, perdendo menosgente e conquistando pela inteligência. O autor acreditava que um estrategista hábil poderia “submeter o adversário sem o confrontar, tomar-lhe as cidades sem as cercar e derrubar-lhe o Estado sem seensoparem espadas em sangue”. Buscava a conquista da coisa intacta, ou o máximo possível intacta – abominava a destruição desnecessária, o dispêndio de energia à toa, a perda de vidas necessáriasà agricultura. Assim é a logística dentro das empresas, exige um bom planejamento, habilidades de para lidar com a concorrência desleal sem confronto direto com o concorrente, mas apenastrabalhando em cima dos pontos fortes e fracos do seu concorrente e tornando o seu produto diferenciado para atrair o mercado.

Um grande exemplo de empresa que se preocupa com a logística é a empresa “Natura” que além de ter um avançado centro de desenvolvimento e pesquisa de cosméticos, a Natura investe em umatecnologia de ponta na hora de distribuir os seus produtos, que são vendidos por milhares de vendedoras independentes. Elas podem solicitar os itens diretamente pela internet e descobririmediatamente se eles estão disponíveis.

O chamado Armazém Vertical da Natura centraliza todo o processo logístico de armazenamento e distribuição. Totalmente automatizado e integrado ao sistema de gestão da empresa, o Armazémconsegue guardar os produtos de acordo com a data de validade, disponibilidade e freqüência de compra, além de poder solicitar reposições.

CONCLUSÃO

Os saberes deixados por Sun Tzu são aplicáveis até o dia de hoje. É imprescindível o bom planejamento em logística para conseguir manter um bom relacionamento com o cliente e conseguir afidelização do mesmo, pois infelizmente muitas empresas atuais pecam no quesito “logística”. Quem consegue ter um diferencial neste setor, com certeza sairá à frente e conseguirá se manter nomercado.

As empresas que conseguem reconhecer seus pontos fortes e fracos, conseguem identificar estes mesmos pontos no seu concorrente, consegue se antever nas situações de conflito tendo sempre umdiferencial a oferecer e um “plano B” para aplicar em casos de necessidade, conforme orientações de Sun Tzu, conseguem êxito no mercado sempre.

 

Essa é uma série de artigos sobre os ensinamentos descritos no livro “A Arte da Guerra” de Sun Tzu aplicados na gestão de projetos. Veja as datas de publicação dos artigos dessa série:

SUN TZU: Estratégia e riscos em projetos (Disponível para leitura 01/10/2018) – Para ler esse artigo, clique aqui.

SUN TZU: Recursos e Logística em Projetos (Disponível para leitura em 15/10/2018)

SUN TZU: Liderança em Projetos  (Estará disponível para leitura em 29/10/2018)

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BALLOU, Ronald H.Logística Empresarial. Editora Atlas, 2011

Fonte: https://www.passeiweb.com/estudos/livros/a_arte_da_guerra

PAURA, LEAL GLÁVIO. Fundamentos da Logística. Instituto Federal do Paraná. Curitiba-PR – 2012

TZU, Zun. A arte da Guerra. Barros Cassal – Porto Alegre: L&PM, 2006

Sobre os autores:

 

NEUZA GOMES TRINDADE – Especializando em Gerenciamento de Projetos – PUC, graduada em Matemática pela FACIC (Faculdade de Ciências Humanas de Curvelo) e Especialista em Gestão de Pessoas pela PUC. Atuou desde o início da sua vida profissional como assistente de departamento de pessoal, em alguns mementos conciliou o serviço privado com a docência na rede estadual, depois passou a coordenar o setor de Recursos Humanos. Atualmente atua como gestora Municipal de Saúde. Tem interesse por novos desafios e aperfeiçoar os saberes já adquiridos, bem como adquirir conhecimentos aplicáveis à prática diária. E-mail: neuzatrindade1@yahoo.com.br

 

DIOGO MARCÍLIO ALVES DA SILVA – Especializando em Gerenciamento de Projetos – PUC; técnico em Eletromecânica pele IEBG, Três Marias e Graduado em Engenharia Metalúrgica pela UNIFEM, Sete Lagoas. Começou a caminhada profissional em 2006 na CEMIG como estagiário, depois na NIPLAN Engenharia como Oficial de Instrumentação; VOTORANTIM Metais onde passou por diversos cargos até chegar ao cargo de Gestor de Energia Corporativo e atualmente atua na empresa NEXA RESOURCES – antes Votorantim Metais no cargo de Gestor de Energia e Utilidades. Possui conhecimentos básicos em inglês, participação em seminários, bem como em cursos objetivando o aperfeiçoamento e atualização profissional. E-mail: diogo-marcilio@hotmail.com Linkedin: Linkedin: https://www.linkedin.com/in/diogo-marcilio-a0095251

 

FERNANDO WAGNER MOREIRA SILVA – Especializando em Gerenciamento de Projetos – PUC, graduado em Administração pela Faculdade Cenecista de Sete Lagoas-MG. Já atuou como Diretor Comercial na empresa Jorasa Empreendimentos Ltda.. Atualmente trabalha como autônomo na área de co-produtos siderúrgicos. Interessa-se em trabalhar como Gestor de Projetos. E-mail: 7lfwms@gmail.com   Linkedin: Fernando Jorasa

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